Banho precisa ser divertido para as mães e para os filhos

2015-04-10_190211
Cuide para que em hipótese alguma a criança fique sozinha no banheiro

A hora do banho é necessária, mas pode se tornar um momento de pesadelo para as mães. Isso porque elas podem sofrer pela resistência de algumas crianças para entrar no chuveiro, e depois para sair, fora o fato do incômodo de passar shampoo.
Para amenizar esse cenário e convencer as crianças de que o banho é um hábito de higiene indispensável, importante para a saúde e que fará parte de toda a sua vida, a dica é tornar esse momento o mais agradável e divertido possível.

Dê o exemplo
As crianças conseguem aprender muito a partir dos exemplos dos pais. Tomar o banho junto pode ser uma maneira de demonstrar que esse hábito é algo bom, saudável e que deve ser comum na rotina.

Afaste os medos
A criança pode ter medo da água, por isso a resistência em entrar no banho. É fundamental evitar que ela escorregue na banheira e que coloque a cabeça debaixo da água de uma vez. Quando for fazer a transição da banheira para o chuveiro, comece pela ducha do chuveirinho, que costuma ter jatos menos intensos.

Convide os personagens preferidos
Nenhuma criança gosta de interromper uma brincadeira para fazer uma obrigação, mas quando o banho se torna uma outra brincadeira tão divertida quanto qualquer outra, as coisas mudam de figura. Separe os brinquedos que ele gosta e que podem ser molhados para ajudar a distrair a criança enquanto você lava ele.

Brincadeiras com espuma
Brincar com a espuma também pode virar uma grande festa. Além de distrair a criança, estimula a imaginação. Escolha sabonetes e xampus específicos para criança, para evitar que a espuma caia nos olhos e cause irritação, o que criaria um novo trauma.

Cantar no chuveiro
O banho é um momento de relaxamento, por isso, muitos adultos têm o hábito de cantar no banho. Para as crianças, além de relaxante, esse hábito pode ser divertido. E você pode cantar com ele sua música preferida, enquanto ele se distrai com a letra, você aproveita e deixa ele limpinho.

Não perca a paciência
A crianca pode chorar, espernear, sair correndo, fingir que não está ouvindo quando a mãe diz que é hora do banho e qualquer dessas atitudes podem tirar a mãe do sério, mas por mais difícil que pareça, evite perder a cabeça. Antes de tomar qualquer atitude enérgica, respire fundo e contorne a situação.

Atenção!
Cuide para que em hipótese alguma a criança fique sozinha no banheiro, que costuma ser um ambiente escorregadio quando molhado.