Bandeira Preta: Governo do Estado suspende cogestão no RS a partir de sábado

2015-04-10_190211

Municípios terão que cumprir restrições previstas no plano estadual até o dia 7 de março

O governador Eduardo Leite anunciou, em reunião virtual com a Federação da Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na tarde desta quinta-feira (25), que tomou a decisão de suspender temporariamente a cogestão no modelo de distanciamento controlado. As medidas entram em vigor a partir deste sábado (27). Assim, as cidades que estão nas 11 regiões classificadas em bandeira preta e tomaram medidas mais flexíveis do que as estabelecidas nesta faixa, como Bento Gonçalves, terão de aumentar suas restrições.

Domingo
As regras valerão até o outro domingo, dia 7 de março. As prefeituras não poderão mais adotar critérios próprios e passará a valer a bandeira preta pelo menos em 11 regiões da covid-19. A classificação preta é de risco altíssimo e prevê as normas mais restritivas.
O governador disse que não se tratar de fazer um fechamento agora nos moldes de março de 2020, quando isso foi feito sem data para regresso. O governador reforçou os motivos que o levaram à decisão após apresentação de dados feita pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, cujo resumo de informações do cenário da pandemia indicou o esgotamento do sistema de atendimento aos infectados pela covid-19. Ela disse que, se nada for feito, nos próximos dias o Rio Grande do Sul alcançará média de 200 óbitos diários.
Parte dos prefeitos que se manifestaram criticaram tal ação do Governo do Estado. Os gestores afirmaram que, poucos dias antes das divulgações de bandeiras pretas, o governo estadual encaminhava uma liberação maior de alunos em salas de aula na rede de ensino.

A partir de sábado, entre 20h e 5h, está válido um toque de recolher?
O que pode funcionar?

Restaurantes, bares e quaisquer atividades comerciais não podem funcionar no horário. A intenção é diminuir a circulação de pessoas e a ocorrência de aglomerações em locais públicos. Não é um toque de recolher – a pessoa pode circular livremente, desde que não participe ou promova aglomerações.
A restrição noturna vale em todo o Estado?
Sim. A medida é válida para todas as regiões do Rio Grande do Sul, independente da cor de bandeira que está vigorando.
E com relação a lazer e a atividades religiosas?
Ficam proibidos teatros, cinemas, parques temáticos, zoológicos, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, também não devem ocorrer.
Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos devem permanecer fechados. As áreas comuns de lazer dos condomínios idem, incluindo academias.
Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente. Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.
Por que restaurantes e bares devem fechar em bandeira preta, e funcionar apenas no sistema de telentrega?
Locais de alimentação coletiva, como restaurantes e bares, favorecem a transmissão do coronavírus porque possibilitam a presença de uma grande quantidade de pessoas juntas e sem máscaras – mesmo que afastadas, o risco de contaminação é alto.
Escolas podem abrir ?
Aulas presenciais são banidas, exceto na educação infantil e no 1º e no 2º anos do ensino fundamental, como estabelecido pelo governo do RS nesta segunda. Podem seguir em formato remoto. As instituições devem comunicar os alunos a respeito da mudança.
As áreas comuns de condomínios, como academias e salões de festas, podem funcionar?
Não. Tanto em bandeira vermelha quanto na preta, as áreas devem ser fechadas.