Banco Central aprova medidas adicionais de segurança para PIX

2015-04-10_190211

Instituições financeiras poderão bloquear o recebimento de transferências caso haja suspeita de fraudes

Em resolução publicada pelo Banco Central (BC), foram aprovadas medidas adicionais de segurança para o PIX. Segundo o documento, a partir de 16 de novembro, as instituições financeiras poderão bloquear o recebimento de transferências via PIX a pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita de a conta beneficiada seja usada para fraudes.
De acordo com informações da Agência Brasil, o bloqueio preventivo permitirá à instituição financeira fazer uma análise mais cuidadosa de fraude em contas de pessoas físicas, aumentando a chance de recuperação dos recursos de vítimas de crimes ou extorsão. Quando o bloqueio for acionado, o usuário recebedor será imediatamente comunicado.
A resolução também torna obrigatória a notificação de infração, além do compartilhamento da irregularidade com outras instituições sempre que houver consulta a uma chave PIX. Atualmente, a notificação é facultativa.
Com a nova resolução, as instituições financeiras também ficam obrigadas a adotar mecanismos de segurança de maneira igual aos procedimentos do Banco Central.
O BC também ampliou o uso do mecanismo de transações entre contas de mesmo banco e em operações rejeitadas por suspeita baseada em fraude. O uso de informações vinculadas às chaves PIX também será ampliado para prevenir fraudes.
Também foi determinado que instituições que oferecem o PIX sejam responsabilizadas, caso fique comprovado que a fraude decorreu de falhas nos mecanismos de segurança e de gerenciamento de riscos.