Baixas temperaturas influenciam o comportamento dos pets

2015-04-10_190211

Se você tem gato ou cachorro em casa certamente percebeu que, nesta época do ano, os pets costumam ficar mais quietos e reclusos. Calma, não há nada de errado com eles. É que durante o inverno, quando as temperaturas tendem a ficar mais baixas, os animais mudam um pouco o seu comportamento, mas veterinários recomendam atenção quanto o assunto é alimentação e hidratação do bichinho, além do surgimento de doenças e desconfortos musculares e articulares. No inverno, os animais podem apresentar sintomas osteomusculares em função das baixas temperaturas, principalmente se já sofrem de artrose ou hérnia de disco, que provocam mais dores nessa época do ano. Para prevenção e controle dessas doenças, além de manter os animais aquecidos, deve-se atentar a quadros relacionados a dor, em que o animal pode ficar mais apático ou agressivo, ter diminuição significativa da alimentação, ou então ocorrência de tremores excessivos, mesmo com o animal aquecido. O bichinho pode apresentar dificuldades em se locomover, e, no caso dos gatos, o primeiro sinal é ter dificuldades em se lamber. Nestes casos, tanto gatos quanto cachorros podem ser tratados por meio de terapias alternativas como a acupuntura, e a fisioterapia.

Os principais problemas no inverno

Se os humanos já ficam sujeitos a gripe, saiba que os cachorros também não estão livres. No inverno, os cães ficam mais suscetíveis a doenças virais como a cinomose, além da ocorrência de traqueobronquite, que possui sintomas que lembram o resfriado humano, como tosse, espirros, coriza, apatia e febre. O tutor deve sempre ficar atento à vacinação periódica de seu animal (cães e gatos), e no período do inverno o ideal é que seja utilizada a imunização para prevenção da tosse dos canis (a gripe canina). O principal cuidado é evitar que eles fiquem expostos ao frio intenso, principalmente durante a noite. Os passeios devem ser realizados de dia, quando a temperatura está mais elevada.

Gatos também sofrem
Com relação aos gatos, segundo a médica veterinária especializada em felinos, os cuidados precisam ser com o ressecamento dos coxins, aquelas almofadinhas das patas, que, assim como os nossos lábios, podem ficar rachados. Hidratantes de uso veterinário são uma boa opção para mantê-los protegidos e hidratados.

Gatos procuram locais onde se sentem aquecidos

Donos de gatos sabem que a temperatura corporal deles é bem mais alta que a dos seres humanos, ficando entre 38 e 39 graus. Só que mesmo sendo quentinhos, eles sentem mais frio no inverno, o que os motiva a procurar locais onde se sintam mais aquecidos. Eles procuram ficar em camas, tocas e aparelhos elétricos, como televisores e computadores, que tendem a ser mais quentes. Com isso, é muito importante olhar se há gatos perto do motor dos carros antes de sair de casa, pois por ser um lugar bem aquecido, ocorrem muitos acidentes nessa época do ano, outra alternativa, é o uso de roupas, mas poucos gatos aceitam usar as vestimentas. Logo, deixar mantas por perto é uma boa alternativa.

Animais precisam estar hidratados

A ingestão de água, em ambos os casos, também é comprometida, pois, assim como nós, os animais tendem a diminuir o consumo. Por isso, precisamos estimular essa ingestão usando fontes, espalhando vários potes pela casa e fornecendo alimentos úmidos próprios para felinos, como patês e sachês. Para os cães, a indicação é semelhante. Deve-se espalhar vários potes de água pelo ambiente para melhor hidratação, assim como no verão.