Avise seu gato sempre que for sair de casa

2015-04-10_190211

Os bichinhos de estimação são grandes companheiros. Quando os donos estão fora de casa, esperam ansiosamente o seu retorno e sempre querem estar por perto, demonstrando todo o seu amor.
Depois de algum tempo, pode parecer que os animais aceitam numa boa as saídas dos donos, seja para trabalho ou diversão, é como se eles já tivessem se acostumado com essa rotina, mas a verdade é que, na maioria das vezes, eles não se sentem confortáveis com essa situação. Isso é especialmente verdade para os gatos.
Se ouve muitas vezes que esses animais são mais “independentes” do que os cachorros e que podem passar mais tempo sozinhos do que seus companheiros caninos, mas a verdade é que quando os donos saem sem dar qualquer satisfação, os gatos se sentem abandonados.
Se você costuma simplesmente sair de casa, acreditando que seu gato compreenderá e ficará tranquilo com isso, pode estar um pouco enganado. Os miados intensos, as desobediências e os olhares de reprovação que você recebe de seu gato, depois de chegar em casa, após muito tempo longe, são um sinal de que ele está insatisfeito com a sua atitude.
Não é nada fácil para os gatos lidarem com a ideia de que foram abandonados por seus donos, a quem tanto amam!
Um estudo sobre gatos domésticos realizado pelos pesquisadores japoneses Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka revelou que esses animais compreendem o que seus donos dizem. Portanto, quando os felinos são avisados para onde os donos vão, pode ser muito útil para que eles não se sintam deixados de lado por nós.
Não é preciso dizer todo o itinerário a eles. Apenas ir até eles e fazer um carinho, e falar sobre os planos para o dia já é suficiente. Dizer quanto tempo pretende ficar fora de casa, dizer que logo logo estará de volta e mencionar que ele pode ficar tranquilo já que possui água e comida suficientes para sobreviver até sua volta. Pode parecer bobo e idiota, porém essa atitude acalmará o frágil coraçãozinho de seu amigo e o fará se sentir muito mais feliz e confortável.
Nossos animais fazem tanto por nós, isso é o mínimo que podemos fazer para retribuir toda a sua dedicação e amor.