Aves domésticas: saiba quais são as espécies permitidas

2015-04-10_190211

Bonitas, alegres e divertidas, as aves domésticas encantam a todos! Com sua beleza e muito bom humor, estes pets fazem sucesso entre os tutores e são ótima companhia para quem busca um novo amigo. No entanto, devemos ter atenção às espécies de aves domésticas permitidas pelas legislação brasileira, zelando pelo bem-estar do pet e garantindo que ele poderá viver tranquilo e saudável.
Quem busca uma ave doméstica como pet deve saber qual espécie se enquadra mais com seu estilo. Há pássaros conhecidos pelo seu canto, outros por serem divertidos e aqueles que são populares por imitar a fala humana. Porém, o primeiro passo para se escolher a companhia ideal é conhecer as aves domésticas permitidas pelas leis do país. A seguir, conheça 6 das espécies mais populares e que você pode ter na sua casa:

Canário
Se você já se maravilhou com o canto de um pássaro doméstico, provavelmente estava ouvindo um canário. Também chamado canário belga, ou canário do reino, esta pequena e graciosa ave doméstica é uma das mais populares entre os tutores e é muito conhecida por seu belo canto! Há diversas cores de canário, como o azul, o cobre, preto, entre outros. Todos eles são considerados domésticos e podem encantar o seu lar!

Calopsita
A calopsita se destaca por ser um pássaro divertido e animado. Esses simpáticos pets, além de muito bonitos, ainda conquistam seus tutores pela habilidade de imitar a fala ou outros sons repetitivos. Muito popular, a calopsita é facilmente encontrada de maneira legal em pet shops confiáveis.

Periquito
Campeão de popularidade entre a aves domésticas, o periquito é um dos pets mais amados de todo o mundo! A ave, segundo pesquisas, é o pássaro mais escolhido na hora de adotar um novo pet, e é ideal para tutores de primeira viagem, visto que possuem trato muito fácil. Alegres e sociáveis, os periquitos se destacam por sua inteligência. São muito carinhosos e demandam bastante atenção, por isso se recomenda criação em pares ou grupos maiores.

Diamante de gould
Com cores vivas e chamativas, o diamante de gould desperta atenção por sua beleza. Uma obra prima da natureza, esta pequena ave doméstica chega a ter até 7 cores diferentes! Com ares de pintura, ele encanta tutores de todas as idades. É um pássaro dócil e amável, e recomenda-se sempre conviver em pares ou grupos.

Diamante Mandarim
Outra espécie que se destaca pela beleza, o diamante mandarim é um encantador pássaro doméstico. Conhecido apenas como mandarim, possui um belo padrão de cores, às vezes em cores brancas e pretas, semelhante às zebras. Também possui bochechas coloridas em tom alaranjado, que dão ainda mais charme a este pássaro!

Manon
Este charmoso pássaro é originário da Ásia, e é uma ótima opção de ave doméstica. Seu peito de cores claras é envolvido por penas de tons marrons, como se fosse um pequeno terno. Com apenas 12cm, é um dos tipos de passarinhos pequenos que existem. Eles também são bastante dóceis e sociáveis.

Aves silvestres e exóticas: posso ter em casa?
Além das aves domésticas, existem outros dois grupos: “aves exóticas” pássaros não nativos do Brasil, como o simpático agapornis, e “aves silvestres”, espécies brasileiras não domesticadas, como o tucano. Para criar estes pássaros é necessário ter uma autorização do IBAMA, além de uma origem certificada. Existem casos especiais, como o papagaio, que dispensa o tutor de autorização, mas precisa de certificados específicos.
Caso tenha interesse em levar uma destas aves para casa e esteja com dúvidas, procure a Petz mais próxima a você, onde irá encontrar aves vendidas de maneira legal. Também é possível conversar com a Linha Verde do IBAMA, em 0800-618080, onde informam a idoneidade do pet shop e ajudam com outras informações, como ter aves legalmente. Com tantas opções de passarinhos para ter em casa é fácil encontrar a espécie que combina perfeitamente com sua personalidade!
Conviver com aves domésticas é ter a certeza de um lar mais divertido e cheio de amor. E respeitar as leis brasileiras, não contribuindo para o tráfico de animais, é o primeiro passo para garantir o bem-estar não só do seu futuro pet, mas de toda a natureza! No Pet Shop on-line da Petz você encontra todos acessórios para eles, confira!