Autoestima: como recuperar a sua e ser feliz como nunca!

2015-04-10_190211

É comprovado cientificamente que uma pessoa que sofre de autoestima baixa pode ter sérios problemas de relacionamentos, emocionais, profissionais e até físicos. A auto sabotagem é capaz de criar um ser pessimista e sem emoção de viver. Um ser que não consegue reconhecer todas as qualidades que tem.
Nossa autoestima é implantada em nós durante a juventude, e ser constantemente criticado pela família, pelos amigos e pela sociedade tende a tirar aos poucos nossos sentimentos de valor próprio. A baixa autoestima remove a autoconfiança necessária para tomar até as menores decisões. Porém, esses sentimentos não precisam ser permanentes. Melhorar sua autoestima aumenta sua confiança e é o primeiro passo rumo a uma vida melhor e mais feliz. O princípio básico é: você precisa trabalhar a seu favor!
Identificando sua autoestima:

Aprenda sobre ela
A autoestima, ou como nos sentimos a respeito de nós mesmos, é um aspecto importante do bem-estar emocional. Quando ela está elevada, nos amamos e nos respeitamos pelo que somos e geralmente nos sentimos satisfeitos na maior parte do tempo. Quando está baixa, sinaliza que não estamos felizes com quem somos.
O Centro de Intervenções Clínicas da Austrália descreve as pessoas com baixa autoestima como tendo “crenças negativas básicas e profundamente enraizadas sobre elas mesmas e sobre o tipo de pessoa que são. Essas crenças costumam ser entendidas como fatos ou verdades sobre a identidade dessas pessoas.”
A baixa autoestima, se não tratada, pode muitas vezes levar a problemas durante toda a vida, como ser vítima de relações abusivas, sentir-se constantemente vigilante a respeito de si mesmo e ter medo de fracasso ao ponto de nem estabelecer metas.

Avalie sua autoestima
Saber que tem baixa autoestima é o primeiro passo para melhorar e superar esse hábito mental. Você pode ter baixa autoestima se tiver pensamentos negativos sobre si mesmo que podem revolver em torno de um traço específico, como seu peso ou sua aparência, ou englobar várias áreas da sua vida, da sua carreira e dos seus relacionamentos.
Se sua voz interior, ou seus pensamentos sobre si mesmo, for, na maioria das vezes crítica, você provavelmente tem uma autoestima baixa.
Caso essa voz tenda a ser positiva e reconfortante, você tem uma autoestima mais alta.

Ouça sua voz interior
Determine se seus pensamentos a respeito de si mesmo são positivos ou negativos. Se tiver problemas para avaliá-los ou para perceber um padrão, tente escrever os pensamentos que tiver a respeito de si mesmo todos os dias por uma semana e depois procure por padrões ou tendências nas frases.
A voz interior de alguém com baixa autoestima muitas vezes se manifesta em uma das seguintes personas: um reclamão, um generalista, um comparador, um catastrofista ou um leitor de mentes. Cada uma dessas vozes internas únicas insulta você ou assume que as outras pessoas estão pensando o pior de você.
Silenciar a voz interna negativa é o primeiro passo para ganhar confiança, e substituí-la com pensamentos mais positivos será o próximo objetivo.
Por exemplo, sua voz interior pode dizer “Não consegui o emprego para o qual acabei de me candidatar, portanto nunca conseguirei trabalho novamente. Sou inútil”. Você deverá mudar esse pensamento para “Estou desapontado porque não consegui esse emprego, mas trabalhei bastante e a vaga certa está por aí esperando por mim. Só preciso encontrá-la.”

Quando a autoestima está baixa, sinaliza que não estamos felizes com quem somos

Investigue a fonte da sua autoestima baixa
Ninguém nasce com baixa autoestima; ela é construída a partir da infância com necessidades que não são atendidas, respostas negativas dos outros ou por causa de um grande evento negativo. Conhecer a fonte dos seus problemas pode ajudar você a superá-los.Caso tenha notado um padrão particular ao avaliar sua voz interior, tente acompanhar esses sentimentos até a primeira memória que tiver deles.Por exemplo, se tiver problemas com seu peso ou com sua aparência, tente se lembrar de quando começou a se sentir desconfortável com eles. Foi por causa de um comentário ou grupo de comentários em particular?

Trace uma meta para melhorar sua autoestima
A chave é transformar sua voz interior negativa e crítica numa que seja positiva e encorajadora. Você terá que trabalhar para reprogramar a maneira como pensa a respeito de si mesmo, e criar um objetivo inicial de ser mais positivo consigo mesmo o colocará no caminho para uma autoconfiança maior.
Por exemplo, sua meta pode ser “Serei mais positivo a respeito de mim mesmo e falarei comigo mesmo como um amigo, em vez de como um inimigo”.

Liste seus atributos positivos
Foque nas coisas que gosta a respeito de si mesmo para se lembrar de que há mais do que aquilo em que sua voz interna negativa se foca. Dê os parabéns a si mesmo por suas conquistas sem qualificá-las.As pessoas com uma autoestima mais alta são capazes de aceitar que têm atributos positivos, mesmo que não sejam perfeitas.Coloque a lista em um local visível, como o espelho do banheiro, e olhe para ela diariamente. Você pode adicionar mais coisas a ela conforme sua voz interior ficar mais positiva.

Faça um diário positivo
Escreva suas conquistas, os elogios que receber e os pensamentos positivos que tiver sobre si mesmo. Embora os negativos possam não ir embora totalmente, passar mais tempo focando nos aspectos positivos melhorará seus sentimentos de valor próprio no geral.Escrever em um diário pode ser uma ferramenta poderosa para monitorar seu diálogo interno e melhorar sua autoestima.
Tente se focar no diário positivo, em vez de nos pensamentos negativos normais. Por exemplo, se tende a se insultar por não dar sua opinião a respeito de algo, escreva às vezes em que der sua opinião.

Passar mais tempo focando nos seus aspectos positivos melhorará seu sentimento de valor próprio no geral

Use o diário para estabelecer metas
Você pode criar objetivos para se melhorar sem esperar a perfeição em cada aspecto da sua vida. Suas metas deverão ser claras e específicas, mas com uma margem para imperfeição.Por exemplo, em vez de “Sempre falarei contra aqueles que espalharem a discriminação e o ódio”, você pode pensar “Farei o meu melhor para me opor de maneira calma contra as ideias daqueles que espalham a discriminação e o ódio”.Em vez de “Nunca mais comerei açúcar de novo e perderei 15 quilos”, sua meta poderia ser “Vou me esforçar para viver um estilo de vida mais saudável, escolhendo melhor o que comer e me exercitando mais”.

Perdoe-se por ser imperfeito
Lembre-se de que você, como todo mundo, é humano e não precisa ser perfeito para ter uma autoestima elevada.Se puder se aceitar do jeito que é, mesmo que esteja tentando melhorar em algumas áreas, terá uma autoestima bem mais alta.Crie um mantra para si mesmo, como “tudo bem, continuo sendo incrível”.Por exemplo, caso perca sua paciência e grite com seu filho no parque, pode dizer a si mesma: “Não sou perfeita e vou trabalhar para manter minhas emoções no controle. Vou pedir desculpas ao meu filho por gritar e explicar para ele por que fiquei brava. Tudo bem, continuo sendo uma boa mãe”.

Procure aconselhamento
Se sentir que é incapaz de melhorar sua autoestima por conta própria ou se ficar muito incomodado ao explorar as raízes do seu problema, pode ser melhor procurar um terapeuta que possa ajudá-lo a identificar e lidar com as bases da sua baixa autoestima.
A terapia cognitiva comportamental é uma abordagem que lidará com seus pensamentos negativos automáticos a respeito de si mesmo e lhe ensinará como lidar com suas emoções de maneira saudável.
Para problemas de autoestima mais complexos, uma terapia psicodinâmica mais profunda pode ser uma opção melhor.

Cerque-se de pessoas boas e que se importam com você e com seus sentimentos

Participe de trabalhos de caridade
Muita gente começa a se sentir melhor a respeito de si mesmo quando contribui para uma causa externa às suas próprias necessidades. Voluntariar-se para uma organização de caridade ajuda tanto o voluntário quanto o recebedor: é uma situação em que todos ganham!
Encontre uma organização que lide com uma causa pela qual você seja apaixonado.Seja voluntário com um amigo ou com um grupo de amigos para ajudar a organização (mais gente torna o trabalho mais fácil) e talvez deixar a experiência mais agradável.

Separe um tempo para cuidar de si mesmo
Pode ser difícil achar um tempo para si, mas fazer coisas que o deixem relaxado e feliz pode melhorar sua autoestima e sua produtividade no trabalho e em casa.Encontre um hobby que faça com que se sinta melhor física e mentalmente. Algumas pessoas dizem que fazer ioga, andar de bicicleta ou correr as ajuda a encontrar uma positividade calma e centrada.

Cerque-se de pessoas positivas
Caso tenha influências negativas na sua vida que o fazem se sentir mal a respeito de si mesmo, tente minimizar ou eliminar o tempo que passa com elas e incluir pessoas positivas. Sabe aquele “brother” com quem você passa algum tempo e depois se sente com a energia baixa? Ou ainda, aquele grupo de “amigos da onça” que aparentam serem amigos, mas que você não sente verdade na convivência? Então, diminua os encontros e a presença destas pessoas na sua vida. É aquele velho ditado: “Há pessoas que querem nos ver bem, mas não melhores do que elas.”
Informar a seus entes queridos a respeito de sua jornada para melhorar sua autoestima vai encorajá-los a agirem como um sistema de apoio para você.
Você pode dizer a seus amigos próximos ou à família algo como “Estou trabalhando para melhorar minha autoestima, e você pode ajudar apontando quando eu disser algo negativo sobre mim mesmo para que eu preste mais atenção na minha negatividade”.

Coma uma dieta saudável
Escolher alimentos mais nutritivos e com menos açúcar e gordura pode aumentar sua energia, diminuir o desejo por açúcar e melhorar sua saúde no geral.Evite dietas da moda e opte por alimentos integrais e pouco processados.Fique longe de comidas como doces, refrigerantes, bolos e rosquinhas que levam a quedas bruscas de energia, possíveis dores de cabeça e nenhuma nutrição, talvez doenças e calorias a mais.
Coma mais frutas, vegetais, carnes magras e legumes. Pense neles como energia para o dia todo e nutrição abundante para seu corpo que permitirá a você acompanhar seu trabalho e seus filhos, proteger seu corpo de doenças e estender sua vida para que possa passar mais tempo com a família.

Faça mais exercícios
Mesmo se a academia não for uma opção, uma caminhada leve pode ser tudo o que você precisa para se movimentar mais e melhorar sua saúde. Um pouco de exercício pode lhe dar mais energia, fazer com que se sinta melhor e ajudar a aprimorar seu sistema imunológico.
Muita gente vê as caminhadas ao ar livre como revigorantes, especialmente quando passa a maior parte do tempo trabalhando em um ambiente fechado.Mesmo um treino de 10 minutos uma ou duas vezes por dia traz benefícios a sua saúde.

Gaste tempo na sua higiene e na sua apresentação
Se fizer um esforço para melhorar sua aparência selecionando roupas que o deixem confiante e bem arrumado e praticando hábitos de higiene diários, você se sentirá mais confortável e confiante.
Você já deve ter ouvido falar da famosa técnica do Cubismo de Pablo Picasso
Como é que algumas figuras geométricas desiguais e recortadas podem se tornar tão fascinantes quando colocadas juntas? Pense nisso e deixe esse pensamento em mente, porque essa forma de arte conhecida se tornará uma metáfora para sua personalidade.
Esse aspecto não é necessariamente ruim, pois é o que motiva o ser humano a melhorar, encontrar maneiras melhores e mais eficientes de fazer as coisas e alcançar a excelência.

Encare os fatos
Você é imperfeito e tem vários defeitos. Pode ter um mau temperamento, ser tímido ou ter outra coisa que o envergonha, mas tem qualidades também. Todos os pedacinhos da sua personalidade, cada aspecto do seu ser se une para formar uma figura completa, como uma das pinturas de Picasso. Eles podem ter falhas, mas vistos como um todo são belos, assim como você. Suas imperfeições o tornam perfeito.