Aumento das internações por Covid-19 preocupa

2015-04-10_190211

Hospital Tacchini bate recorde de atendimentos na estrutura Fast Track

Especialistas já falam em uma nova onda da pandemia no Brasil e, no Rio Grande do Sul, o aumento nas internações hospitalares acende um alerta importante. Tradicionalmente, no fim do mês de maio, as doenças respiratórias, como asma, bronquite e bronquiolite, por exemplo, começam a inchar o sistema de saúde. Tudo isso, ainda com o coronavírus sendo o maior responsável pelas ocupações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualmente, 60,4% dos pacientes internados em UTIs são por Covid-19 e 4,6% são por suspeita da doença. Os demais 35,1% estão em tratamento intensivo por outras doenças. Percentual que pode aumentar nos próximos dias, com a previsão de mais frio. Em coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira (27), a direção do Hospital Tacchini revelou que a estrutura fast track, montada em frente ao hospital para receber pacientes com síndromes respiratórias, bateu recorde de atendimentos desde o início da pandemia. Foram 90 atendimentos registrados nesta semana, ante 89 que havia sido registrado no segundo pico, em março.

A preocupação da SES também é com relação ao aumento das internações em UTIs, o que mostra que a pandemia não está controlada e tão pouco perto de começar a recuar. Nesta quinta-feira (27), a taxa de ocupação era de 86,5%, com 2.831 pacientes internados para 3.417 leitos disponíveis em 300 hospitais do Estado No momento, conforme o mapa de leitos do Estado, Bento Gonçalves tem 51 pacientes internados na UTI, que tem apenas 45 leitos. Desses, 25 (49%) estão com a COVID-19. Por conta da lotação, os pacientes excedentes estão sendo atendidos em outras estruturas do Tacchini, improvisadas para receber casos graves.

Nesta quinta-feira (27), 93 novos casos de Covid foram registrados, totalizando 15.773 casos confirmados. São 123 curados, totalizando 14.631 recuperados e 272 óbitos notificados. Foram registradas mais duas mortes de paciente diagnosticado com coronavírus. Uma mulher, na faixa etária dos 60 anos, estava internada em Taquara. Tinha comorbidades e faleceu dia 14 de maio de 2021. Ainda, uma mulher, na faixa etária dos 50 anos, estava internada em Caxias do Sul. Tinha comorbidades e faleceu dia 22 de maio de 2021.

Atenção com as crianças
A direção do Hospital Tacchini também destacou o alto número de crianças atendidas com problemas respiratórios.Nesses cinco meses de 2021, a instituição de saúde bateu recorde no número de atendimentos de crianças no pronto-socorro. Em fevereiro, havia sido registrado um total de 316 atendimentos. Neste mês de maio, o número saltou para 330.

A orientação é que crianças com sintomas, ou que estejam no convívio de pessoas sintomáticas ou com confirmação para a COVID-19, sejam mantidas em casa. Atualmente, duas crianças estão internadas na UTI do hospital com suspeita da COVID-19 e outras duas em leitos clínicos.