Aumenta o número de reclamações de compras pela internet no Procon

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Número de reclamações envolvendo compras pela internet aumenta de forma expressiva nessa época do ano

Segundo informações do Procon BG, a alta no registro de ocorrências nessa época é recorrente e está relacionada às compras de final de ano

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Bento Gonçalves registrou alta no índice de reclamações de compras pela internet nos últimos meses. Conforme informações do assessor Maciel Giovanella, esse aumento nas ocorrências está diretamente relacionado com às compras de final de ano. “O aumento é esperado nessa época; mesmo assim, os números são significativos, e indicam que os consumidores ainda precisam intensificar os cuidados na hora de efetuar compras pela internet”.
Giovanella ressalta que apesar dos altos índices altos, pode ser observada uma melhora geral no quadro, se levados em conta os dados dos últimos anos. E ele atribui essa melhora ao intenso trabalho preventivo e informativo que vem sido feito junto à população. E acrescenta. “As empresas que vendem produtos na internet oferecem preços bem abaixo do mercado – o que é um grande atrativo. Mas é imprescindível que o consumidor não se empolgue na hora de comprar, tendo cautela e verificando com cuidado os sites escolhidos”.
Conforme o assessor, alguns pontos importantes que podem ser verificados na hora de efetuar uma compra pela internet são capazes de fornecer indícios sobre a confiabilidade da loja online. ”Um bom site de compras mostra o CNPJ, e possui canais de comunicação como “fale conosco” e chat, para que o consumidor tire dúvidas e busque orientação quando necessário”, afirma.
Para Giovanella, as principais orientações para não entrar numa armadilha incluem a busca de indicação de páginas confiáveis (junto às pessoas que já as utilizaram, como amigos e parentes) e a verificação das formas de pagamentos ofertadas pelo site escolhido “As mais comuns são boleto e cartão de crédito. Desconfie quando é indicada uma conta pessoal, que não tem relação com a empresa diretamente”, destaca.

Orientações na hora de comprar pela internet:

-Para evitar problemas, verifique se o site apresenta dados da empresa, como CNPJ, a razão social, pelo menos três contatos telefônicos.

-Também são indicadores úteis o site possuir um canal de atendimento ao consumidor via fone 0800, chat de reclamações, sugestões e elogios e um serviço de atendimento ao consumidor no pós-venda.

– Fique atento aos comentários deixados pelos consumidores sobre os produtos. Analise a reputação do site escolhido (o Procon de São Paulo mantém desde 2011 uma lista de lojas de comércio eletrônico que devem ser evitadas, a lista é atualizada constantemente com novos endereços eletrônicos).

– Em caso de troca de compras realizadas pela internet ou catálogos, o consumidor pode trocar ou devolver (em caso de cancelamento) em até 7 dias.