Aulas online: o contato entre família e escola pode melhorar o aprendizado

2015-04-10_190211

Os aprendizados de uma criança são influenciados por inúmeras pessoas diferentes ao longo da vida, cada um de maneira única. Essa combinação de conhecimentos e experiências é fundamental para o desenvolvimento. Na parte da educação, a união e o diálogo entre familiares responsáveis e professores, importantes exemplos, são essenciais para alcançar os propósitos necessários para um bom resultado. Apesar das mudanças drásticas no sistema de aulas desde que a pandemia começou, essa relação continua sendo relevante e tendo reflexos no cotidiano de seus filhos. A partir da necessidade de um período de isolamento social, as aulas presenciais foram canceladas. E no meio dessa crise de saúde, escolas, professores e alunos precisaram se adaptar ao uso da internet para não deixarem os estudos de lado. Os desafios são incontáveis, desde lidar com as plataformas online até encontrar um jeito de fazer essa nova rotina funcionar dentro de casa.

A verdade é que durante a quarentena, as funções da família ficaram confusas. Com todos convivendo no mesmo ambiente em situações que antes não eram assim, as pessoas começam a invadir, sem mesmo ter a intenção, certas barreiras que não conseguiriam quando estavam distantes. Dentro dessa ideia, os pais acabam interferindo no aprendizado escolar dos filhos simplesmente porque querem ajudar. Não é fácil conciliar tudo que está acontecendo nesse momento, mas os adultos devem compreender que têm um papel de auxiliar os professores, e não substituí-los. A preocupação com o conteúdo passado para as crianças não precisa vir dos parentes e a privacidade durante o horário de aulas também é importante.

Enquanto a escola deve se atentar ao que entregar e explicar aos alunos, os pais organizam um local adequado para estudo e garantem que o filho esteja frequentando as aulas. Assim como acontecia antes do coronavírus aparecer em nossas vidas, a responsabilidade era de levar e buscar a criança no colégio, e se necessário, participar das tarefas de casa ajudando a compreender o conteúdo que os professores já ensinaram.

É preciso reforçar que esse novo sistema também é complicado para quem dá a aula. Sem controle total da sala, os professores precisam inovar e se reinventar na hora das explicações. É muito mais difícil manter o aluno prestando atenção quando ele tem as distrações e conforto da própria casa. Por isso, a relação família e escola é mais uma vez tão necessária. Essa comunicação pode servir para identificar o que tem funcionado e o que tem se tornado um obstáculo para as crianças aprenderem. O diálogo entre pais e filhos em casa pode se transformar em uma contribuição para como os professores devem estabelecer os novos métodos de ensino nesse período de educação online.

Ajude seus filhos a ter o melhor aproveitamento do estudo

Ofereça um ambiente adequado, organizado e livre de distrações

Se você tem uma criança em casa, sabe que mantê-la concentrada não é tarefa fácil. Por isso, evite colocá-la para estudar em espaços com TV, pessoas passando ou conversando. O mesmo pode servir para os adolescentes. Oriente-os para que se livrem das distrações, como o celular (exceto quando o aparelho for necessário para se comunicar com colegas ou professores e tirar dúvidas, por exemplo).

Participe, mas mostre para seu filho que estudar é responsabilidade dele

Longe da escola, os alunos podem se sentir perdidos sem a figura do professor, isso é normal. É importante que os pais ou responsáveis motivem os filhos, participem das atividades que possam ser feitas em conjunto e auxiliem-nos no que for possível, mas mostrem que, mesmo em casa, a responsabilidade pelos estudos continua sendo deles.

Organize uma rotina com seu filho

Esse é um dos pontos mais importantes quando falamos do estudo em casa. No guia que disponibilizamos no www.specomvoce.com.br, sugerimos as disciplinas que os alunos devem estudar semanalmente. O estudante pode seguir nossa sugestão ou, junto com os pais e a escola, pensar em outra. O que importa é ter um planejamento e, se possível, adaptar a rotina para que seja próxima do que era na escola. Assim, seguindo os mesmos horários, fica mais fácil manter o ritmo de estudos habitual.

Incentive que ele se comunique com os colegas

O distanciamento social pode provocar sentimentos como tristeza e ansiedade nas crianças e adolescentes. Por isso, incentive que seu filho mantenha o contato com os amigos. Durante os estudos, é bom que ele compartilhe dúvidas com os colegas para que possam aprender juntos, por exemplo. A tecnologia pode ser uma grande aliada neste momento. Use-a.