Atividades para estimular a criança em seu crescimento

2015-04-10_190211

Bebês aprendem muito com os estímulos que recebem dos adultos e do ambiente ao seu redor

O que para um adulto pode parecer apenas uma brincadeira, na verdade é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento dos pequenos. As brincadeiras fazem com que a criança explore sensações, reaja aos estímulos e vá ganhando autonomia no processo.
O principal é pensar em atividades e trabalhar o caráter lúdico – tornando a experiência uma brincadeira.

Ideias de brincadeiras

Cubos e bolas:
Entregar para a criança um cesto com cubos e bolas é garantia de muita diversão. A primeira coisa que o bebê vai querer fazer será simplesmente pegar os brinquedos e levá-los a boca. Essa é a forma que ele tem de conhecer os objetos. É interessante ter cubos e bolas de diferentes texturas por conta disso. Além de permitir essa experiência, que por si só é uma atividade, você pode incrementar a brincadeira fazendo pilhas com os cubos. O bebê irá adorar derruba-los. Já com as bolas, o que você pode fazer é jogá-las de um lado para o outro para que o bebê se interesse por se movimentar e ir busca-las com as mãos. Lembre-se de colocar tudo um pouco afastado do corpo do bebê de forma que ele tenha que deslocar o corpo para pegar. Será um importante exercício de fortalecimento da coluna e do abdômen, fundamental para o bebê engatinhar no futuro.

Encaixar peças:
Os bebês vão adquirindo pequenas habilidades no dia-a-a dia e, num certo momento ele vai conseguir fazer determinada coisa e surpreender você, como na hora em que você percebe que ele consegue se sentar sozinho. A interação com os brinquedos e o desenvolvimento das habilidades motoras, como a coordenação olho-mão, se dá da mesma forma. Por mais que for cedo para a criança saber exatamente onde encaixar o círculo e o cubo, é importante inventar formas de fazer eles interagirem com o brinquedo e se divertir com isso.

Bolinha e caixa de sucrilhos:
Uma caixa de sucrilhos e uma bolinha rendem uma atividade incrível. Afinal, para eles perceberem que a bolinha entra por uma lado e sai pelo outro, é uma grande vitória!

Túnel de cadeiras:
Essa é outra brincadeira muito fácil de fazer. Pegue as cadeiras da mesa de jantar e coloque-as enfileiradas. Jogue um lençol ou cobertor por cima e está pronto um túnel de cadeiras. Coloque o bebê de uma lado e um brinquedo (ou a mamãe ou papai do outro) e temos um super estímulo para incentivar o bebê a engatinhar.