Atividades extras ajudam no desenvolvimento das crianças

2015-04-10_190211

As atividades extras, assim chamadas porque vão além do horário escolar, ajudam as crianças a desenvolverem habilidades especiais. O problema é sobrecarregar os pequenos, por isso não é bom matriculá-los em todas as atividades extracurriculares disponíveis. É importante analisar o perfil da criança para ver qual será a melhor opção, respeitar a idade e -muito importante- ver se sente prazer em estar fazendo aquilo. l
Os cursos oferecidos se en­­quadram em três categorias prin­­cipais: corporais, intelectuais e artísticas. O ideal é que a criança pratique pelo menos uma atividade de cada esfera.
As atividades corporais e artísticas podem começar bem cedo, a partir dos seis meses de idade. Já as intelectuais são indicadas a partir dos quatro anos, quando as habilidades linguísticas estão mais consolidadas.

Hora certa
Confira algumas dicas de atividades que são indicadas para cada faixa etária:

Corporais – De seis meses a 3 anos
Aulas de natação com os pais ajudam a desenvolver a coordenação motora, sociabilidade e segurança dentro da água.
De 3 a 6 anos
Natação: começa a desenvolver a capacidade respiratória. Balé: noções de ritmo e consciência corporal.
De 6 a 10 anos
Natação: as crianças passam a nadar efetivamente; o exercício alonga e fortalece o corpo como um todo. Balé, ginástica artística ou olímpica: nessa fase, o corpo tem mais elasticidade; é o período ideal para iniciar dança e esportes que exijam flexibilidade. Judô, futebol: para meninas e meninos, esportes de competição estimulam a sociabilidade, habilidades individuais e espírito de equipe.
A partir de 10 anos
Equitação, esgrima, tênis, vôlei, basquete: as atividades anteriores podem continuar, mas nessa idade as crianças passam a discernir melhor os gostos e podem tomar a iniciativa de começar algo diferente.

Intelectuais – A partir de 4 anos
Cursos de línguas que privilegiam o aprendizado através da oralidade.
A partir dos 6 anos
Métodos diferenciados, cursos de línguas, cursos de redação e leitura. Depois de alfabetizados, os pequenos podem reforçar o que é aprendido na escola e estão aptos a serem alfabetizados em línguas estrangeiras.

Artísticas – A partir dos 6 meses
Musicalização: a habilidade de ouvir pode ser treinada desde muito cedo. Especialistas afirmam que crianças que passam pelo processo de musicalização têm mais facilidade para ler partituras, tocar instrumentos e cantar futuramente.
A partir dos 6 anos
Música, coral, pintura, desenho, teatro: na parte musical, a criança já tem idade e coordenação motora para aprender a tocar instrumentos. A criatividade, o relacionamento interpessoal e a expressão também podem ser desenvolvidos através das artes plásticas ou performáticas.