Associação dos Surdos quer a restauração do transporte para os alunos frequentarem escola especializada em Caxias do Sul

2015-04-10_190211

Durante a tarde de quinta-feira, a Presidente da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves Daniela Flamia, esteve na redação do Jornal Gazeta para fazer um apelo em nome dos surdos e suas famílias.
A Presidente informou que até três anos atrás a prefeitura de Bento Gonçalves oferecia o transporte de crianças e adolescentes surdos em três turnos para a Escola especializada no ensino de surdos e mudos, Helen Keller em Caxias do Sul.
Em ação motivada por pais de surdos em gestão anterior, o transporte foi cancelado, pois alguns pais achavam que o transporte dos alunos até Caxias do Sul era muito cansativa. A ação resultou na criação da Escola Caminhos do Saber que é destinada ao Ensino de surdos, mudos e no período da tarde aos autistas, entretanto, de acordo com a Presidente da Associação, a instituição não tem professores bilíngues – até hoje – para ministrar aulas para os alunos surdos, mas oferece uma pessoa que sabe libras, mas não tem formação específica para ministrar aulas, o que segundo a presidente da entidade tem prejudicado o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
No Brasil, a Lei nº 10.436, de 2002, e o Decreto nº 5.626, de 2005, tratam da língua brasileira de sinais (Libras) e da educação de surdos, indicando a necessidade de formação de futuros profissionais, professor bilíngue, instrutor surdo e intérprete de Libras, cientes da condição linguística diferenciada dos alunos surdos.
Em razão da ausência de profissionais com a qualificação bilíngue, os pais das crianças que frequentam a escola hoje, em reunião com a Associação dos Surdos e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis RS comprovaram que as crianças estão tendo o seu desenvolvimento prejudicado, que o aprendizado está regredindo, sendo necessário que voltem a frequentar as aulas na Escola Helen Keller.
Entretanto, os pais das crianças não têm condições de arcar com os custos dos deslocamentos diários, sendo necessário o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, de forma que eles voltem a disponibilizar o transporte para levar as crianças até as aulas em Caxias do Sul.
A Presidente da Associação dos Surdos, após a reunião e em escuta aos apelos dos pais, entrou em contato com a Secretaria de educação do município, formalizando o pedido de retorno do transporte escolar dos alunos deficientes. Daniela Flâmia revelou à reportagem da Gazeta que este pedido foi negado, então ela apela ao vereadores e comunidade em geral para que gestionem junto ao órgão responsável, pelo retorno do transporte para não prejudicar o desenvolvimento das crianças surdas.