As tendências e curiosidades do universo dos tatuados

2015-04-10_190211
Com a transformação do significado ao longo dos anos, a tatuagem tornou-se uma forma de expressão das emoções pessoais

 Mercado da tatuagem cresce 20% ao ano de forma linear desde 2009, com novos estilos e técnicas aproximando adeptos com idades entre 20 e 90 anos

Você tomou a decisão de que vai fazer uma tatuagem. Seja a sua primeira ou a décima quinta (ah, a superstição do número ímpar…), sempre bate aquela insegurança. Afinal, é para a vida toda. Você tem uma ideia do desenho que deseja, às vezes uma referência, mas gostaria de fazer algumas adaptações, escutar a opinião do tatuador ou até mesmo de fazer uma tatuagem em um estilo específico. O que fazer? Escolher a tatuagem não é tarefa fácil e nós da Gazeta resolvemos montar um guia para te ajudar nesta decisão. Começar pelo estilo da sua próxima tatuagem é um dos caminhos, e facilita muito na hora de buscar por um profissional e até por um desenho que te fazer feliz.
Da representação de uma identidade coletiva à expressão dos desejos individuais, as tatuagens sobreviveram aos séculos e estão cada vez mais presentes na pele dos brasileiros. A ATPB (Associação de Tatuadores e Perfuradores do Brasil) estima que o mercado de tatuagens cresce 20% ao ano de forma linear desde 2009.
Com a transformação do significado ao longo dos anos, a tatuagem tornou-se uma forma de expressão das emoções pessoais. A antropóloga urbana Stella Christina Schrijnemaekers explica que esse tipo de arte tornou-se moda. “A tatuagem passou de algo marginalizado para objeto de desejo das camadas médias, independentemente de faixa etária.”
A questão da emoção, como memória e sentimento é outro fator determinante na hora de marcar a pele. O designer Jefferson Sestaro, 34, possui cinco tatuagens distribuídas em várias partes do corpo e conta que cada uma possui significado especial para ele. “É como carregar um álbum de histórias comigo mesmo”, afirmou.

Breve história da tatuagem
A tatuagem pode ter virado moda no último século, mas sua história é milenar. Múmias de 2.500 anos atrás foram encontradas com desenhos e inscrições nos corpos. Também há registros de que o Império Romano utilizava os desenhos para marcar prisioneiros e que escravos eram tatuados para serem diferenciados do resto da população.
Com o tempo, a tatuagem passou a ser vista como algo ruim ou “do demônio”, como declarou o papa Adriano I, no ano 787, que ordenou a proibição das tattoos.
Cerca de mil anos depois, em 1769, uma expedição à Polinésia fez o navegador James Cook conhecer a tradição de marcar o corpo com tinta — que então era chamada de “tatao” — de onde a tatuagem ganhou o seu nome. Em 1891, o americano Samuel O’Reilly patenteou a máquina de tatuar. No Brasil, o primeiro tatuador profissional chegou somente em 1959 — era o dinamarquês Knud Gegersen.
A tatuagem surgiu primeiramente entre tribos e clãs, como fator distintivo de grupo. Estima-se que isso ocorreu há pelo menos 3500 anos atrás. Inclusive, foi comprovada uma tatuagem em uma múmia do século VII dos nossos tempos, e há ainda quem diga que é um sintoma da modernidade. Depois, com as evoluções sociais e da própria tatuagem passou a ser o que é hoje, ou seja, mais uma expressão da personalidade, uma marca particular do indivíduo.
Segundo o jornalista João do Rio: “primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem”.
A prática da tatuagem também foi registrada entre os egípcios e os pictos, uma civilização antiga do Norte da Europa. No Brasil, diversas tribos indígenas traziam tatuagens pelo corpo. Os waujás e os kadiwéus são alguns dos povos indígenas que utilizavam da pintura definitiva para expressarem rituais de passagem e reverência a alguns elementos da natureza. Apesar da existência da tatuagem, esse hábito não se popularizou por conta das culturas indígenas.
Foram os marinheiros ingleses, por meio do contato com os polinésios que difundiram essa prática pelo mundo. A reprodução de feras do mar, caveiras e embarcações demonstravam as aventuras desses homens que se lançavam pelo mar. Sendo os mesmos sujeitos de pouca condição financeira ou influência social, fizeram da tatuagem algo popular entre os guetos, prostíbulos e tavernas freqüentadas pela “escória”, ou seja, desocupados, lutadores de rua, criminosos e prostitutas.
Esse tom marginal dado à tatuagem também fazia com que corpos tatuados fossem presença garantida nas atrações circenses dos chamados freak shows. Foi somente na segunda metade do século XX que a tatuagem incorporou os ideais da cultura ocidental. O seu tom contestatório ultrapassou barreiras tornando-se um símbolo de ousadia e personalidade.
Motivações íntimas, delicadas e suaves também incorporaram o mundo das tatuagens. Homens e mulheres de mais idade hoje também tatuam seus corpos. Ela deixou de ser um item exclusivo de uma cultura jovem para tornar-se uma via de expressão da subjetividade.

Cuidado na escolha do  profissional e do local
Pesquise bastante antes de optar por algum estúdio de tatuagem. Fale com amigos que já fizeram, procure informações sobre os locais para saber se eles são bem indicados e se estão dentro das normas de higiene. Saber se o estabelecimento é certificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e se segue todas as suas normas de segurança também é importante.
Ambiente e materiais
O ambiente deve ser esterilizado e o profissional deve usar materiais descartáveis. De acordo com os dermatologistas, as agulhas precisam ser jogadas sempre fora por serem transmissoras de doenças virais como hepatite B, C e HIV. Ao fazer a tatuagem, você deve ficar em uma maca limpa e revestida por papel toalha descartável. A limpeza da pele antes do procedimento deve ser feita com álcool, éter ou remédios do princípio ativo gluconato de clorexidina. O tatuador precisa usar luvas para evitar o contato e a transmissão de doenças.

Diferentes estilos de tatuagem
Old School
O estilo Old School também é chamado de tradicional e é um dos mais conhecidos. Costuma trazer traços fortes e pretos e um número pequeno de cores, como vermelho, azul e verde.
O estilo tem muito a ver com quem se tatuava: os primeiros a se arriscarem com a tinta no corpo foram marinheiros, músicos e barbeiros — daí vem a tradição de âncoras, pássaros, caveiras e pin ups.
Depois de um tempo no esquecimento, a tatuagem Old School voltou a ganhar atenção e hoje há muitos fãs de tinta que pedem desenhos nesse estilo.
New School
As tatuagens New School também têm traços bem firmes e grossos como a Old School, mas têm uma variedade de cores muito maior.
Os desenhos desse estilo variam bastante, mas as principais inspirações vêm da cultura pop: HQs, filmes e séries entre os principais. Animais, personagens de mangás e grafites também estão presentes no estilo New School.
Outro fator que define uma tatuagem como New School é o contraste entre cores, assim como a total liberdade para os desenhos, que não se preocupa em manter todas as proporções.
Geométricas
O nome já diz: as tatuagens geométricas costumam trazer retas, triângulos e outras formas para compor o desenho. É um dos mais pedidos atualmente nos estúdios de tatuagem.
Versátil, esse estilo parece simples à primeira vista, mas a combinação de formas e cores feitas por tatuadores tem criado desenhos bem detalhistas e até tattoos em 3D.
Aquarela
Outro tipo de tattoo que está entre as preferidas dos millenials é o estilo aquarela. Esse tipo costuma trazer muitas cores e não respeitar as bordas dos desenhos — como se fosse tinta aquarela em uma tela. Em relação aos desenhos, os preferidos costumam ser animais e flores, mas há muitos riscados diferentes que podem ser feitos com esse estilo.
Realismo
As tatuagens realistas têm como objetivo passar para pele retratos de pessoas, animais ou qualquer outro elemento do mundo real. É comum no fazer dessas tatuagens que o tatuador utilize fotos para que o desenho fique exatamente igual. Normalmente, o realismo pede tatuadores específicos e especializados no estilo.
Tribal
Inspirada nos povos que utilizavam esses desenhos há milhares de anos, a tatuagem tribal já esteve mais em alta, é verdade, mas ainda é muito feita por aí.
Adepta principalmente da cor preta, a tatuagem tribal pode ou não ter um significado. Os traços são grossos e costumam ser feitos em braços, ombros e pernas.
Maori
A cultura maori surgiu na Nova Zelândia e tem muita relação com a tatuagem. Tradicionalmente, a tatuagem maori original era um tipo de ritual de passagem. Há até hoje tatuadores especialistas nesse tipo de tattoo que fazem desenhos inspirados na história da pessoa. Até por isso, esses desenhos são originais, considerados uma arte única. Círculos, espirais e diferentes símbolos podem compor as tatuagens maoris que são feitas apenas em preto.
Tinta Branca

Raro, esse tipo de tatuagem é feito somente com tinta branca e nos últimos anos virou tendência. Vale lembrar que esse estilo precisa de muito cuidado e não são todos os tatuadores que o fazem.
Por não ser muito aparente na pele, a tinta branca pede desenhos simples, minimalistas e com traços finos. Elas também costumam demorar mais para cicatrizar e às vezes são necessárias várias sessões para que a tinta fixe bem na pele.
Bold line
A tatuagem boldline está entre as favoritas de quem gosta de cultura pop. HQs e desenhos animados são as principais inspirações desse estilo, que costuma trazer uma boa variedade de cores e traços fortes e grossos.
Surrealismo
Assim como outros estilos, o surrealismo é inspirado no movimento artístico de mesmo nome. Ou seja, Salvador Dalí e Joan Miró são algumas das principais mentes lembradas quando o assunto é surrealismo. As tatuagem nesse estilo misturam formas e cores em um universo próprio, em que tudo é possível.
Trash Polka
Caótico, esse estilo é recente e tem chamado a atenção dos que curtem artes abstratas na pele. Criado por Volko Merschky, do Buena Vista Tattoo Club, na Alemanha, esse estilo é, como define o criador:
Resumindo: o estilo Trash Polka mistura formas, cores e desenhos de maneira propositalmente caótica, quase desorganizada. As cores utilizadas são preto e vermelho e reúnem elementos como animais, caveiras, letras…
Minimalismo
As tatuagens minimalistas podem ser uma ótima opção para quem quer algo discreto e elegante. Formas geométricas, números romanos e contornos de pássaros ou outros animais estão entre as tattoos minimalistas mais feitas. Esses desenhos costumam ser feitos com uma cor só.
Biomecânico
A tatuagem biomecânica é a mistura de biológica e robótica. Inspirados nas ilustrações de HR Giger, os desenhos desse estilo costumam trazer imagens tridimensionais e que mostrem “como o corpo funciona debaixo da pele”.
Logo, engrenagens mecânicas, esqueletos, músculos, ossos e tendões costumam aparecer nesse tipo de tattoo. As cores cinza, vermelho e preto são as que mais aparecem nas tatuagens biomecânicas.
Pontilhismo
O pontilhismo na tatuagem tem origem na técnica impressionista feita em quadros, que nasceu na França no século 19 e teve Georges Seurat como principal nome. Também chamado de dotwork, o estilo consiste em criar imagens — dos mais variados tipos — utilizando pequenos pontos.
Essa tattoo exige uma precisão bem específico, já que é trabalhosa. Até por isso, costuma levar mais tempo do que uma tatuagem com o traço convencional. Normalmente, o pontilhismo é feito somente com preto, mas também pode levar mais cores.
Celta
O povo celta começou a se espalhar pela Europa a partir de 1.000 a.C. e suas ideias e símbolos influenciam pessoas até hoje. Desenhos com animais, cruzes e outros símbolos são os escolhidos para marcar para sempre a pele, normalmente na cor preta.
O triskelion é um dos símbolos preferidos dos admiradores dessa cultura — o desenho significa “três pernas” e simboliza o ir e o vir. A triqueta é outro desenho que está em várias tattoos por aí e significa a energia criadora do universo.

Oriental
O Japão tem uma história rica quando o assunto é tatuagem. Por lá, os desenhos eram utilizados paraidentificar criminosos na dinastia Kofun (300-600 aC). A prática só foi abolida em 1870.
As tatuagens orientais trazem elementos da cultura japonesa: dragões, carpas, gueixas, flores, tigres e guerreiros estão entre os principais escolhidos. Esse estilo costuma utilizar várias cores e muitos detalhes.