As suas dores reumáticas aumentam com o frio? Saiba o motivo e o que fazer

2015-04-10_190211

Normalmente as pessoas que sofrem de doenças reumatológicas sentem mais dores no frio, mas isso não significa dizer que a doença piorou
As pessoas portadores de doenças como artrite reumatoide, fibromialgia ou outras que atingem as cartilagens e articulações afirmam que as temperaturas maios baixas aumentam as dores.Mas, a boa notícia é que: “Não existem evidências de que a inflamação se intensifique ou de que a lubrificação das juntas seja prejudicada, como diz a sabedoria popular”, aponta José Eduardo Martinez, reumatologista da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Entretanto, o médico aponta: “No frio, há uma tendência de os músculos ficarem mais contraídos e menos flexíveis, o que pode provocar dor”. Junto com uma doença reumatológica e a inatividade física, que costuma reinar no período, a rigidez da musculatura intensifica os desconfortos.
Outra coisa que muda no frio é a circulação: as veias e artérias ficam mais apertadas. “Essa vasoconstrição pode gerar espasmos musculares e sensação de dor”, destaca Martinez.

Evitando as dores no frio

O primeiro passo para evitar as dores nos dias frios é não deixar de se exercitar.
Martinez ensina: “A atividade física compatível com a capacidade de cada um não só melhora o estado dos músculos e a circulação, como atua na regulação do sono e do humor, fundamentais para o controle da dor”.
Outros ações que podem diminuir as dores são: manter uma alimentação equilibrada, vestir roupas quentinhas e tomar banhos com água morna.

Evite os medicamentos
É mais comum do que deveria, o número de pessoas que usam remédios para camuflar as dores sem nenhuma prescrição médica, o reumatologista afirma que: “Muitos remédios, se ingeridos indiscriminadamente, podem ter efeitos colaterais importantes”. Além disso, eles chegam a perder a eficácia quando usados de maneira abusiva.
O mais indicado nas épocas de maior frio é conversar com o seu médico para que ele estabeleça quais medidas devem ser tomadas para aliviar as dores durante o período.