As renas voadoras do Papai Noel surgiram como?

2015-04-10_190211
As renas possuem um pelo grosso e muito espesso para poderem enfrentar as baixas temperaturas

Na cultura popular, o trenó do Papai Noel é puxado por renas, as quais, nessa história, são voadoras. A capacidade de voar dessas renas garante que todos os presentes sejam entregues a tempo para todas as crianças na noite de Natal.
Mas, quando começou esta tradição? Quem é o Papai Noel? E porque escolheu Renas e não cavalos para entregar os presentes às crianças?

Papai Noel, o protagonista
O Papai Noel, Pai Natal ou Santa Claus, em todo o mundo é conhecido por diferentes nomes, mas a história é sempre a mesma.
No século IV nascia em uma cidade da Turquia um menino chamado Nicolás de Bari. Ele era conhecido desde criança pela sua bondade e generosidade com as crianças com menos recursos, considerando que tinha nascido em uma família muito rica. Com a idade de 19 anos perde os seus pais e herda uma grande fortuna que decide doar aos mais necessitados e segue com o seu tio o caminho do sacerdócio.
Nicolás morre no dia 6 de dezembro do ano 345 e pela proximidade da data de Natal, decidiu-se que este santo era a imagem perfeita para distribuir presentes e guloseimas às crianças. Foi nomeado santo patrono da Grécia, Turquia e Rússia.
O nome de Santa Claus surge do nome em alemão com o que se reconhece San Nikolaus. A tradição foi crescendo na Europa perto do século XII. Mas chegados ao ano 1823, um escritor inglês, Clemente Moore, escreveu o famoso poema “Uma visita de São Nicolau” onde descreve perfeitamente o Papai Noel que cruzava os céus em um trenó puxado pelas suas nove renas para distribuir os presentes a tempo.
Mas os Estados Unidos não ficaram atrás, em 1931 encarregaram uma famosa marca de refrigerantes que fizesse uma caricatura deste homem idoso, representado com uma roupa vermelha, cinto e botas pretas.
Hoje em dia, a história centra-se em um Papai Noel que vive no Polo Norte junto com a sua esposa e com um grupo de duendes que fabricam os brinquedos durante todo o ano. Quando chega o dia 24 à noite, o Papai Noel coloca todos os brinquedos em uma sacola e monta o seu trenó para distribuir os presentes em cada árvore de natal.

Renas, mais que um simples símbolo
Para conhecer o significado da rena de natal, é preciso continuar investigando sobre estas criaturas mágicas que arrastam o trenó do Papai Noel. Têm poderes mágicos e são voadoras. Nascem graças ao poema que mencionamos anteriormente do escritor Moore que, só deu vida a oito delas: as quatro da esquerda são fêmeas, Cometa, Acrobata, Trono, Brioso, e os quatro da direita são macho, Cupido, Relâmpago, Bailarino, Brincalhão.
Em 1939, depois do conto de Robert L. Mays intitulado “Christmas Story” dá vida a uma nona rena chamada Rudolph (Rodolfo) que ficaria situado na frente do trenó, apresentando em nariz vermelho e luminoso para guiar as outras renas durante tempestades. Uma curiosidade interessante é o fato de que a rena Rudolph não ter integrado sempre o grupo de renas do Papai Noel. De acordo com a lenda, o Papai Noel pediu para que essa rena integrasse o grupo ao chegar em uma casa, em noite de nevoeiro, e ver a famosa rena com seu nariz vermelho e luminoso.
Também se diz que os duendes são os responsáveis por cuidar e alimentar as renas. Repartem o tempo entre a produção de presentes e as renas.
Embora digamos que são criaturas mágicas, que voam, também são animais de carne e osso, mágicos, mas que não voam. São de vital importância nos povos do Ártico onde realizam tarefas muito diversas. Fazem parte de comunidades indígenas e colaboram para os manterem quentes e vinculados com o resto do mundo.
Da família dos cervos, elas possuem um pelo grosso e muito espesso para poderem enfrentar as baixas temperaturas. Elas são animais migratórios que vivem em rebanhos e quando começam as épocas mais frias podem fazer migrações de até 5.000 km. Atualmente vivem na região ártica da América do Norte e Rússia,
São animais pacíficos que se alimentam no estado selvagem de ervas, cogumelos e cortiças de árvores. Basicamente são ruminantes, como a vaca ou a ovelha. Têm um olfato excelente, uma vez que ao viverem em regiões onde o seu alimento fica enterrado debaixo de intensas camadas de neve, têm que ter uma forma de o encontrar, o olfato. São presas e os seus principais inimigos são os lobos, a águia real, linces, ursos e o ser humano.