As principais dicas para manter uma barba limpa e atraente

2015-04-10_190211
É importante lavar o rosto com cuidado, de preferência usando um sabonete neutro

As barbas são o símbolo da masculinidade há anos. E os longos pelos faciais estão cada vez mais em moda. Com a recente tendência dos Lumbersexuais, o número de homens barbados deverá aumentar ainda mais.
Porém, ao contrário do que muitos homens pensam, manter uma bela barba não é apenas deixar os pelos crescerem e tudo fica certo. É preciso ter muito cuidado para não ficar com aparência desleixada.
1 – Limpe bem a sua barba
Você está muito enganado se acha que só aquela aguinha na hora do banho é o suficiente na hora de cuidar da barba. É importante lavar o rosto com cuidado, de preferência usando um sabonete neutro, para remover todas as sujeiras que se prendem aos pelos ou que acumulam na sua pele ao longo do dia.
A barba não é uma proteção eficaz para a pele como muitos homens pensam. Muito pelo contrário. A barba acumula mais sujeiras e impurezas, por isso é preciso ter muito cuidado com a higiene. Os homens que usam longos bigodes devem redobrar sua atenção. Eles acabam entrando em contato com as comidas e bebidas durante o dia, por isso guardam ainda mais sujeira, além de ficarem em contato com a boca.
Alguns homens podem ter seborreia, também conhecida como caspa. Nesses casos, é bom cuidar da barba um pouco melhor, usando shampoos anticaspa. O ideal é lavar a barba ao menos duas vezes ao dia com o sabonete neutro ou shampoo anticaspa, uma pela manhã e outra de noite.
2 – Não deixe a barba crescer loucamente
As barbas estão ficando cada vez mais longas, mas deixá-las crescer loucamente sem se preocupar não é o jeito certo. Para cuidar da barba da melhor forma é preciso cuidar deste crescimento com certos retoques.
A barba não é uniforme, por isso, é preciso tomar cuidado para que ela não cresça de forma desregular. Nas laterais do rosto, por exemplo, os pelos costumam crescer muito mais rápido. O ideal é aparar constantemente com uma maquininha elétrica ou com tesoura e pente.
3 – Creme pré-barba e condicionador para uma barba macia
Acho que você já se deu conta de como é importante cuidar da barba, certo? Então, este passo será definitivo no visual. Os pelos faciais costumam ser muito mais grossos que os do cabelo. Cuide bem deles para deixá-los com melhor aparência e mais macios.
Para cuidar da barba, passe condicionador após o banho e deixe agir por cinco minutos. Os cremes pré-barba também desempenham bem essa função, deixando os pelos macios e menos ressecados.
Evite usar o condicionador e creme pré-barba para cuidar da barba todos os dias. Eles podem aumentar a oleosidade da pele, prejudicando alguns problemas como espinhas e caspas. O ideal é fazer este processo a cada dois dias.
4 – Cuidado com as espinhas
Alguns homens começam a usar o visual barbado para tampar as espinhas. Se nunca te disseram isso antes, eu sinto te decepcionar, mas você escolheu a alternativa errada. As barbas costumam deixar a pele muito mais oleosa, por isso você deve tomar cuidado.
Se você tem muitas espinhas, é bem provável que o número aumente quando você deixar a barba crescer. A primeira dica é muito importante aqui. Lave a barba, ao menos, duas vezes por dia para diminuir as espinhas e busque utilizar cremes que ajudam no tratamento.
Além de aumentar o número de espinhas, na hora de cuidar da barba, tome cuidado para não se machucar. Quando for aparar ou desenhar sua barba, você pode ferir onde está infeccionado. Todo cuidado é pouco!
5 – Use creme para barbear. Nada de sabonete!
Muito homem, na busca por ser o “macho macho”, usa sabonete e uma lâmina qualquer para se barbear. Esse é um erro muito comum, mas terrível. Os sabonetes não deixam a lâmina deslizar facilmente e podem irritar ou ferir a pele do seu rosto.
O ideal é usar cremes de barbear com silicone. Esse tipo de produto faz com que a lâmina do barbeador deslize facilmente pelo seu rosto e elimina os pelos que você não quer deixar no rosto.
6 – Escolha um desenho de barba
Você pode não ser um grande fã das barbas desenhadas, mas é preciso definir onde começa e termina a sua. Não pode deixar os pelos do pescoço emendando com os do peito e da bochecha grudando na sobrancelha.
Não deixe a barba simplesmente crescer loucamente com algumas aparadas de vez em quando. Em alguns casos, é preciso pegar a lâmina de barbear e limpar algumas partes da sua barba, já que nem todos os homens podem usar esse visual mais desleixado.
7 – Não deixe o bigode caindo na boca
O bigode é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba. Pela sua oposição, ele tem contato direto com sua boca e acumula muita sujeira durante o dia todo. O ideal é não deixar que os pelos fiquem caindo sobre os lábios.
Para isso não acontecer, você pode aparar os bigodes com uma maquininha de barbear, mas se você usa barba mais longa, o ideal é pentear o bigode todo para baixo e aparar com uma tesourinha.
Agora, se você for corajoso e ostentar uma longa barba, uma dica interessante é usar pomadas modeladoras para bigodes. Assim, você pode fazer aquele clássico penteado com bigodes lustroso e bem ajeitados. É preciso ter muita coragem para usar esse tipo de visual, mas o resultado é incrível.