As picadas mais comuns e como identificá-las

2015-04-10_190211

Com a proximidade do verão, ficamos expostos também às picadas de insetos e aracnídeos. Muitas vezes, pensamos que qualquer picada é de mosquito, por isso é importante analisar bem para tomar os cuidados e tratamentos específicos.

1. Picadas de mosquitos
A mais comum é a de mosquito. Geralmente, essas picadas têm uma aparência de bolhas vermelhas, sendo subcutâneas e com coceira localizada. Caso a picada ocasione efeitos colaterais como dor nas articulações, febre, glândulas inchadas, é orientado consultar um médico. Pois isso pode significar que o mosquito estava infectado.

2. Picadas de pulgas
As picadas de pulgas geralmente ocorrem em grupos de três ou quatro e são caracterizadas por pequenas saliências vermelhas na pele, que geram uma coceira intensa. O indicado é lavar a picada com água e sabão e passar uma pomada ou creme que reduza a coceira. Caso coce, pode ocasionar uma infecção no local.

3. Picadas de percevejos
Cada pessoa reage de maneira diferente às picadas dos percevejos. Algumas nem sequer notam a presença, enquanto outras podem ser alérgicas, sofrer grandes erupções cutâneas intensas e inclusive dor. Nesses casos, é bom ter cuidado, pois além de lesões cutâneas, pode ocorrer a formação de bolhas, inchaço, coceira e inflamações na pele. Lave frequentemente a zona infectada com água e sabão. Mas se a coceira e os caroços permanecerem, você pode tomar algum anti-inflamatório ou anti-histamínico.

4. Picadas de carrapato
Carrapatos são parasitas que vivem principalmente em cães e em outros animais. A picada é tão perigosa nas pessoas que podem ocasionar a transmissão de uma série de doenças graves. As mais comuns são a febre hemorrágica da Crimeia-Congo e a doença de Lyme. Se você sofreu uma mordida de um carrapato, você deve removê-lo imediatamente usando pinças. Segure-o firmemente e puxe suavemente para removê-lo da pele. Evite usar remédios tradicionais. Depois de extraí-lo, lave bem a área afetada com água e sabão. Lembre-se de que os carrapatos transmitem o vírus às pessoas após 48 horas, por isso é recomendado agir imediatamente.

5. Picadas de aranha
A maioria das picadas de aranha é inofensiva; com exceção daqueles da viúva negra ou da aranhas-marrom. A forma de uma picada de aranha é de dois pontos mais conhecidos como Equimose. Estes pontos são a área onde a aranha picou. Caso você seja picado por uma aranha, recomendamos lavar a área afetada com água e sabão. Em seguida, aplique um pouco de gelo sobre a área.

6. Picadas de formigas
As picadas de formigas vermelhas ocorrem através da injeção de veneno na pele das pessoas. Isso faz com que nossa pele se irrite e inflame, além de causar coceira. Para evitar esses sintomas, recomendamos a aplicação de um creme cortisona na área afetada. É provável que as picadas produzam bolhas; evite coçá-las para não infectar ainda mais a área.

7. Picadas de vespas ou abelhas
Essas picadas costumam ser muito dolorosas porque o ferrão do animal fica preso em nossa pele. O que geralmente é perigoso nesses tipos de picadas é o fato de que as maiorias das pessoas são alérgicas ao seu veneno. Caso você seja alérgico, deverá ir ao médico imediatamente.

8. Picadas de escorpião
Com esses tipos de picadas, três fatores importantes devem ser levados em consideração para conhecer seu nível de gravidade:
1. Tipo de escorpião, 2. Idade da pessoa (é mais perigoso em crianças) e 3. Quantidade de veneno no corpo.
Indicações para tratar estas picadas são as seguintes: Manter o local da picada voltado para cima; Evite furar ou apertar o local da picada; porque se pressionado demais, o saco de veneno poderia explodir e o nível de veneno dentro do corpo aumentaria; Vá o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.