As crianças precisam de micróbios

2015-04-10_190211

Eles são necessários para o desenvolvimento do sistema imunológico

Parece que quando as mulheres viram mães elas desenvolvem uma obsessão por limpeza e querem que os filhos estejam limpos a toda hora. Claro que lavar as mãos é importante, mas isso não precisa ser levado exageradamente a sério.
A microbiologista Marie-Claire Arieta que é também co-autora do livro “Deixe-os comer sujeira: salvando nossos filhos de um mundo ultrapassado”, confirmou que descartar os micróbios com desinfetantes, sabonetes antibacterianos e antibióticos traz resultados negativos para o sistema imunológico dos pequenos.
De acordo com a microbiologista, os bebes não nascem com micróbios e o sistema imunológico se desenvolve com o tempo. Sem esse tipo de organismo, o sistema não consegue combater as infecções. As crianças precisam ter contato com as bactérias ao logo dos primeiros meses e anos para ir criando a sua imunidade, até porque não se pode colocar as crianças em uma bolha.
A não exposição aos micróbios colabora também com a elevação das doenças desde obesidade até alergias. Então, os cientistas concluíram que é necessário expor as crianças aos germes desde cedo para treinar o sistema imunológico e evitar o desenvolvimento dessas doenças.
É comprovado que as crianças que moram na área rural possuem menos chances de ter asma. Mas não dá para largar tudo e ir morar no campo. Porém, isso significa que é melhor sim, um ambiente menos limpo. Estudos também mostraram que limpar freneticamente a boca do bebe pode ajudar no desenvolvimento da asma e que a incidência dela diminui se a mãe limpar a chupeta com a própria boca.
Não significa que se deva parar de lavar as mãos, até porque a higiene é essencial para a saúde, mas deve ser feita nas horas certas, como antes de comer e após usar o banheiro.
É necessário que exista um equilíbrio para prevenir as doenças, sem extremos.