As bancadas em porcelanato estão com tudo na decoração. Já pensou poder usar peças de porcelanato para personalizar a sua bancada?

2015-04-10_190211

O uso dos porcelanatos de grande formato é uma tendência que veio para ficar, pois além de utilizar as peças como revestimentos para pisos e paredes a novidade é utilizá-lo em móveis. Os formatos grandes possibilitam o uso em tampos de cozinhas, banheiros, churrasqueiras, lavanderias sem a necessidade de muitas juntas, proporcionando um visual bem clean ao tampo e diminuindo o acúmulo de sujeira nos rejuntes.
Além de serem perfeitos para uso em áreas molhadas, pois a absorção de água é quase nula.
Com a tecnologia da impressão digital há uma enorme variedade de acabamentos muito fiel à realidade como mármores, pedras naturais, madeiras, concreto, etc…
Assim a criatividade pode rolar solta para que o ambiente tenha o estilo que você deseja.
Para todos os estilos:
Se você deseja um ambiente rústico, opte pelos porcelanatos amadeirados.

Como funciona
Escolha um porcelanato preferencialmente maior que 120x60cm, pois a profundidade padrão de um tampo é 60cm e quanto maior a largura menor o número de emendas.
Definir se o tampo será executado com a espessura da peça ou se terá uma saia, pois então a peça deverá cortada em 45°, ou 1/2 esquadria para que o acabamento da borda fique perfeito!
Fornecer a cuba, metais e indicar as furações necessárias para o tampo como cooktop, lixeiras embutidas e até mesmo rebaixos para áreas molhadas para que o fornecedor execute tudo perfeitamente como o projeto.
As peças serão cortadas e coladas com massa plástica (igual ao granito) e como é utilizado uma junta seca entre as peças a emenda fica praticamente imperceptível.
Dica: É importante ter as medidas e posição do cooktop para que seja previsto antes da instalação o recorte nas peças.

Vantagens da bancada em porcelanato
Baixa porosidade e resistência: O porcelanato possui absorção de água quase nula, o que reduz o surgimento de manchas, acúmulo de sujeira, proliferação de mofo e bactérias. Além de ser resistente à variações de temperatura – então não precisa se preocupar em apoiar uma panela quente diretamente sobre o tampo!
Estética: Com a tecnologia de impressão digital, os porcelanatos são muito similares aos materiais naturais, possuem maior uniformidade nas peças e uma diversidade muito grande de texturas e acabamentos. Conseguimos por exemplo fazer aquele tampo branco extra clean, sem pigmentos de outra cor com um custo muito razoável.
Custo benefício: Comparado às pedras naturais como mármores e granitos o custo é praticamente igual, mas além da variedades de acabamentos, as vantagens são a baixa porosidade e a resistência das peças. Mas comparadas aos quartzos (as queridinhas do momento) as peças são uma alternativa mais em conta.

É perfeitamente possível fazer bancadas com o revestimento em porcelanato. Alguns pontos devem ser observado:

I. Os granitos, mármores e materiais sintéticos (stones) são autoportantes. Eles conseguem ser a estrutura e o acabamento ao mesmo tempo. No caso do porcelanato em uma bancada de cozinha ele deve ser colado em uma estrutura que dependendo do tamanho vai ser de um granito menos nobre e com custo menor, uma estrutura metálica, etc.
II. Nos ambientes com bancadas menores como banheiros até conseguimos fazer as bancadas só com porcelanato. Colamos uma peça na outra e estruturamos as bancadas. No caso da cozinha teríamos que verificar o tamanho e modelo da bancada, mas sempre as bancadas são maiores.
III. Outro ponto são as quinas. As emendas devem ser feitas com meia esquadria o que deixa esse local bem frágil, sem resistente a ação mecânica. Assim qualquer pancada pode danificar e em pouco tempo vocês vão ter uma bancada com defeitos.
IV. A realização desse serviço deve ser feito por profissional com experiência pois exige um acabamento muito bom para termos um resultado satisfatório.
V. Recomendo procurar uma loja especializada ou um profissional para verificar a viabilidade em função das dimensões e modelo da sua bancada.

Vantagens
O Porcelanato é um material bem menos resistente quando comparado ao granito ou mármore. Em contra partida as bancadas de porcelanato agregam as melhores características desses dois materiais, e sem o custo tão alto das pedras industrializadas.
A bancada de porcelanato, possui baixa porosidade, facilitando a limpeza. Sua aparência é moderna e de fácil manutenção.
Para serem usados em bancadas de cozinha, é importante que o porcelanato seja de boa qualidade, para resistirem a impactos constantes e altas temperaturas. Isso faz com que seu custo não seja dos menores, porém ainda assim a relação custo-benefício continua satisfatória.
Para conseguir indicação de profissionais que trabalhem com porcelanato esculpido é só pedir indicação e boas casas de material de contrição.
Uma das vantagens de escolher o porcelanato é o preço , normalmente sai em média 40% mais barato do que mármore depois de pronto.
As lojas que vendem porcelanatos têm opção de grande dimensões ( acima de 1m80cm) para facilitar grandes bancadas de cozinha.
Um dos pontos que é destacado pelos profissionais que trabalham com porcelanato é justamente que o porcelanato não perde o brilho com o tempo e uso como o granito e o mármore.

Adorável Cozinha Pia Cuba Em Mármore Granito Silestone Nanoglass Bancada Com Pia Para Cozinha

Archiexpo

Perfeito Cozinha pequena pia de porcelanato Bancada Com Pia Para Cozinha