As aves também são sensíveis ao frio! Tome cuidado com seu pássaro no inverno

2015-04-10_190211

A temperatura corporal é extremamente importante para o bom funcionamento de corpo e manutenção da saúde das aves

Se você já teve a oportunidade de tocar em uma ave doméstica, deve ter percebido que esses pets são homeotérmicos, ou seja, possuem o sangue quente. O que talvez não tenha reparado é que a temperatura do corpo das aves é bem quente. Se você estiver se perguntando qual a temperatura corporal das aves, em média ela varia em torno dos 39°C aos 42°C, mesmo quando o ambiente está mais frio. Ou seja, um pássaro saudável tem a mesma temperatura que um humano com febre alta! Por isso, eles precisam de atenção especial nas temporadas de clima mais intenso.

Cuidados no inverno
Por sua temperatura corporal ser tão alta, o inverno é uma das estações mais perigosas para os pássaros. A perda de calor é muito grande, e eles ficam mais suscetíveis a doenças durante esse período. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar no controle da temperatura das aves para que você possa se certificar de que sua amiguinha está confortável: Sempre deixe sua ave tomar sol. Ela adora um solzinho de inverno. Além disso, um bom banho de sol é essencial para manter uma boa imunidade!

Mantenha a proteção da gaiola no inverno. Coloque o viveiro na parte interna da casa, em um local protegido das correntes de vento. Durante a noite e em épocas mais frias, forre com cobertores, deixando sempre um espaço para o pássaro observar a luz natural. Não dê banhos em pássaros, a não ser em dias muito quentes. Além de serem delicadas, as penas demoram muito para secar. Isso pode levar a ave a desenvolver doenças, fungos e bactérias.

Durante o frio, as aves costumam gastar mais energia e, por isso, comem mais. Sendo assim, alimente bem sua amiga! Ao longo do verão, essas amiguinhas de penas costumam ter menos problemas com a temperatura. No entanto, porque a temperatura das aves é tão alta, evite deixá-las no sol forte em dias muito quentes. No entanto, não deixe sua amiga na sombra todo o dia. As correntes de ar são um ponto de atenção durante todo o ano, e podem comprometer a temperatura das aves, gerando consequências para a saúde. Em resumo: sempre proteja sua amiga do vento e das condições climáticas adversas!

Penas
As penas dos pássaros são um charme, mas você sabia que elas constituem um sistema extremamente inteligente de proteção às aves? Pois é! As penas formam um mecanismo de proteção contra a diferença climática. É uma forma de as aves regularem sua temperatura quando o exterior está desfavorável! Você provavelmente já viu um pássaro eriçando suas penas como se estivessem “infladas” durante um dia frio, correto? Pois esse comportamento ajuda a controlar a temperatura das aves!

Ao fazer isso, cria-se uma camada de ar entre a pele e a plumagem, formando um poderoso isolamento térmico. No calor, por outro lado, as penas ficam mais próximas do corpo e esse isolamento diminui, deixando o pássaro mais fresco. Aves domésticas são pets muito sensíveis, principalmente quando se trata de condições climáticas. Como, muitas vezes, os pássaros ficam com a locomoção limitada, cabe ao tutor perceber se sua amiga está em condições adequadas e protegê-la de chuva, frio e correntes de vento. Ao notar que a temperatura está baixa, nunca se esqueça de levar a ave para um lugar confortável.

E lembre-se: seja qual for a estação, ao notar qualquer indício de que a saúde de sua amiga não vai bem, procure um veterinário imediatamente. Assim, poderá continuar se divertindo com essa companheira por muitos anos! Fonte: Blog Petz