Artrite e artrose canina: saiba como prevenir e tratar

2015-04-10_190211


Essas inflamações costumam atingir cães mais idosos e de grande porte, porém também pode atingir cães de outras idades.

Conforme os anos passam, o cão precisa de mais cuidados, já que sua condição física muda. Fique atento aos sinais e às causas dessas doenças, por exemplo as condições em que o pet cresceu podem influenciar nesse processo; caso ele tenha passado fome, ficado desnutrido ou tenha nascido com alguma necessidade especial. Cachorros que foram muito sedentários durante a vida, podem desenvolver a doença. A maior dúvida dos tutores é como lidar com essa doença? Tem como prevenir?


Qual a diferença entre artrite e artrose
A artrite é uma inflamação que evolui de forma rápida que acontece em uma ou em várias articulações, pode ser aguda ou crônica
Já a artrose é uma doença de caráter crônico, é articular, degenerativa e de evolução lenta, pode ser uma complicação da artrite que não foi tratada, levando a artrose ou causada por processos autoimunes, por sobrecarga das articulações do pet.


Sobrepeso
Pets que sofrem de obesidade, tem mais tendência a desenvolverem doenças ortopédicas. Além de complicações como a diabetes.

Raças mais propensas a desenvolver a doença
Algumas raças como Rottweiler, Pastor Alemão, Pit Bull, Labrador e Golden Retriever são alguns exemplos que tem, mais tendência a desenvolver. “45% dos cães com artrite pertencem a raças de grande porte. Dentre eles, mais de 50% são de raças gigantes, apenas 28% são de tamanho médio e 27% pequenos”


Se você tem um pet com artrite em casa
O cuidado exigido pode variar muito de acordo com o tipo de artrite, que pode ser de origem bacteriana, reumatoide, por fungos, secundária a traumas, alterações do desenvolvimento, como doenças do quadril e cotovelo (displasias coxofemoral e de cotovelo). Já em casos de artrose, os cuidados variam de acordo com a articulação afetada pela doença, a dica é manter o animal em piso aderente (que não seja liso), manutenção e redução do peso e prática de fisioterapia realizada por veterinário especializado como cuidados básicos para ambas doenças.


Existe cura?
É difícil a cura de animais com artrites e artroses, pois a cartilagem articular não se regenera. Embora existam tratamentos para controle, o pet convive com elas por toda a vida. Uma vez que o pet desenvolver a artrose, ela vai progredir mesmo que seja de forma lenta. Se caso detectar a doença inicialmente irá ajuda a retardar sua progressão.


Prevenção
A possibilidade de prevenção é um tema, muito discutido na Medicina Veterinária, visto que a maioria dos animais já chegam com a doença no consultório. Quando a artrose possui origem traumática, genética e hereditária, dificilmente pode ser evitada, mas quando é relacionada ao crescimento, pode sim. Como, redução de peso, manter o animal fora de pisos escorregadios e limitar exercícios exagerados como pular em mesas, sofás, camas, podem ser fatores importantes para reduzir o desenvolvimento de problemas articulares.
Imagem: dog breed german shepherd