Artista de 13 anos estreia com exposição “Através de um lápis preto”

2015-04-10_190211
Exposição de Júlia segue até o dia 30 deste mês

A Casa das Artes recebe nesta terça-feira, 04, a mostra “Através de um lápis preto”, da artista bento-gonçalvense Julia Pasquali. Aos 13 anos, a garota irradia felicidade ao falar da sua primeira mostra. “Ia desenhando mais por brincadeira, nunca pensei que pudesse virar uma exposição”, conta. A mostra segue até o dia 31 de julho.
Seu interesse pelo desenho começou há oito anos, quando ficou internada por 15 dias por conta de uma osteomielite. Para distraí-la do “pesado ambiente hospitalar”, as enfermeiras lhe traziam papel e lápis de cor. Após a alta, pediu aos pais que comprassem materiais para praticar em casa. Gostava de colorir e ensaiar os primeiros rabiscos com personagens de contos de fada e de histórias infantis. Com o passar do tempo, a frequência dos traços e a qualidade das criações foi evoluindo. Foi apenas no ano passado que o hobby passou a ser levado a sério.
O primeiro reconhecimento de sua arte surgiu quando dois desenhos seus – um pássaro e uma borboleta estilizados com notas musicais – foram escolhidos para estampar embalagens de presente da livraria Aquarela. Frequentadora do lugar, ela costumava comprar ali os adesivos que colecionava na infância e, à medida que o seu talento era lapidado, investia também nos apetrechos necessários para desenhar. Rosa Milani, uma das proprietárias, encantou-se com as ilustrações e teve a ideia de eternizá-las nos embrulhos.
Embora ainda seja nova para pensar os rumos profissionais, ela pretende seguir em alguma área que tenha afinidade com o desenho, como design ou arquitetura. “Eu me sinto muito bem desenhando, bem à vontade, bem solta”, comenta.
A exposição
As obras de Julia na Casa das Artes estão disponíveis das 8h às 11h45 e das 13h30 às 22h. A entrada é franca e a artista se encontrará na exposição nas terças, quintas e sextas-feiras das 15h às 20h.