Arqueólogos descobrem centenas de ferramentas da Idade da Pedra em Israel

2015-04-10_190211

Um grupo de arqueólogos fez uma nova descoberta em Israel: um novo sítio arqueológico em Jaljulia, próximo a cidade de Kfar Saba, em Israel. Denominado de “paraíso” pela abundância de peças encontradas, o local era usado pela espécie extinta de ancestrais humanos, os Homo erectus, há mais de meio milhão de anos, durante a Idade da Pedra.

Indústria
Foi encontrada ainda uma indústria lítica bem desenvolvida, com centenas de ferramentas de pedra bem elaboradas. Entre as peças estão centenas de machados de mão de sílex, típicos da antiga cultura acheuliana, que existiu entre 1,5 milhão e 200 mil anos atrás, no Paleolítico inferior.
Os machados de mão da cultura acheuliana, associados ao Homo erectus e aos primeiros Homo sapiens, são caracterizados por ferramentas de sílex em formato oval para melhor encaixe nas mãos, com a outra ponta afiada.
Arqueólogos acreditam que essas ferramentas foram utilizadas para diferentes propósitos, de cavar a cortar carne. Exemplares descobertos em outros sítios servem para traçar o início da migração humana, da África para a Ásia e Europa.