Armadilha contra insetos feita de garrafa PET, simples e fácil de fazer em casa

2015-04-10_190211

Já imaginou usar garrafas PET como armadilha para insetos? A pesquisadora e engenheira agrônoma Janaína Pereira dos Santos, teve essa ideia há oito anos e, desde então, estudou formas de colocá-la em prática. O projeto dela rendeu à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Prêmio Expressão de Ecologia. Vejam como é simples e barato confeccionar essas armadilhas.

Diferente das armadilhas comerciais para atrair insetos, essas são feitas com garrafas PET de 500 ml, as quais são pintadas de amarelo e azul por dentro e revestidas com uma cola do lado de fora, para grudar os insetos. A cor amarela atrai moscas, pulgões e besouros, já a cor azul é para atrair “tripes”, insetos que se alimentam da seiva das plantas. A cola que é usada por fora é feita apenas com breu e óleo de soja.

Depois da confecção das garrafas, elas são presas por suas respectivas tampas com um arame e penduradas nas lavouras. A durabilidade das garrafas PET são de 5 a 7 dias, dependendo da quantidade de insetos que grudar nelas. Neste vídeo, Janaína mostra como preparou as garrafas PET e também as placas feitas com papel cartão, caso não queira utilizar as garrafinhas. A ideia deste projeto surgiu como alternativa para substituir as plaquinhas comerciais, pois elas são bem mais caras, segundo a pesquisadora. Apesar de podermos utilizar os cartões, as garrafas PET são ideais, pois além de durarem mais, o ato de reutilizá-las ajuda também na questão da poluição do meio ambiente.

Podemos retirar garrafinhas PET jogadas indevidamente na natureza e reaproveitá-las de diversas formas. Essa é uma opção bastante sustentável e ecológica, pois além de retirar o plástico da natureza, também ajuda na diminuição dos agrotóxicos. Uma vez que utilizamos as garrafas PET para atrair os insetos, não haverá necessidade de encher as lavouras de inseticidas para exterminá-los. O projeto foi desenvolvido na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e conquistaram o Prêmio Expressão de Ecologia.