Ar quente traz temporais para o início da semana 

2015-04-10_190211

Uma frente quente vai trazer muita chuva, grande quantidade de raios e alto risco de granizo neste começo de semana entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Os volumes de chuva devem ser excessivamente altos numa faixa entre Uruguai e RS, com potencial para causar alagamentos e inundações.

Ar muito quente está ingressando a partir de Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul e pelo Nordeste da Argentina. Na noite deste domingo e durante a madrugada da segunda-feira, a instabilidade aumentará demais sobre o Uruguai e parte do Oeste e no Sul gaúcho com nuvens muito carregadas que vão provocar chuva localmente forte a torrencial com altos volumes em curto período que podem chegar a 50 mm ou mais por hora em alguns pontos, além de muitos raios e altíssimo risco de granizo isolado.

No decorrer da segunda-feira, o sol aparece com nuvens e faz muito calor na Metade Norte do Rio Grande do Sul, mas na fronteira com o Uruguai, no Sul gaúcho e parte do Leste do Estado haverá mais nuvens com chuva, raios e granizo isolado. Na Serra Gaúcha, as máximas do feriado podem ficar perto dos 30ºC em alguns pontos.

O ar por demais quente garantirá energia para a formação de nuvens de tempestades sobre o Uruguai e o Sul gaúcho com elevada probabilidade de granizo, que pode ter tamanho médio a grande em alguns pontos, e ainda uma grande quantidade de raios. O mapa abaixo mostra a projeção de raios do modelo europeu para a segunda-feira no Rio Grande do Sul em que se observa a tendência de alta densidade de descargas atmosféricas no Sul e em parte do Leste gaúcho.