Aproveitamento de dados pode dispensar eleitores da biometria

2015-04-10_190211

Justiça Eleitoral decidiu no quinta-feira, 5, aproveitar cadastros biométricos já coletados pelo Instituto Geral de Perícias

Eleitores que já votaram com a digital em 2018 e que tiveram dados para a carteira de identidade coletados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) terão sua biometria aproveitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com isto, quem se enquadra nestes quesitos não precisa procurar o cartório para fazer o recadastramento. Em Bento Gonçalves, o aproveitamento dos dados pode dispensar eleitores do procedimento, esmo que o prazo para o cadastro biométrico em Bento Gonçalves seja para 2022. Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves Ricardo De Abreu, ainda não foi disponibilizado o número de pessoas que não precisam fazer a biometria, pois já têm os dados recolhidos pelo IGP,. “ Somente os municípios qe estãio em revisão eleitoral é que estão disponibilizando estes números para os cartórios, mas se o eleitor quiser conferir basta ir na página do TRE”, revela.

Como saber
O cidadão pode conferir se está enquadrado na medida pelo site do TRE. Na página para verificação da situação eleitoral, basta digitar o CPF para verificar se é preciso, ou não, fazer o cadastro da biometria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3451-8688 ou no prório Cartório, que atende das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na rua General Góes Monteiro, 91, no bairro São Francisco. A orientação do cartório eleitoral é agendar o atendimento através da página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na internet para evitar a espera na hora de ser atendido. Ao comparecer ao Cartório, o eleitor deve estar portando documento com foto, título de eleitor e comprovante de endereço atual. Para homens entre 18 e 45 anos, que irão fazer o título pela primeira vez, é obrigatório a apresentação do certificado de alistamento ou de reservista. Mesmo não sendo obrigatória na eleição de 2020 para Bento Gonçalves, a biometria será suspensa de 4 de maio deste ano até após as eleições de outubro. Caso o eleitor perca o prazo máximo de março 2022 para atualizar seu cadastro eleitoral, terá o título cancelado. O Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves efetuou até 6 de março, 51.948 recadastramentos biométricos, o que representa 58,04 % dos 89.511 eleitores bento-gonçalvenses.