Aprovada doação de terreno para Central de Polícia

2015-04-10_190211
O terreno está localizado na avenida Presidente Costa e Silva, ao lado da 16ª CRE, no bairro Planalto. Imagem: Reprodução/GoogleMaps

Governo do Estado terá três anos para concluir a obra

Os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram a doação de um terreno, ao Estado do Rio Grande do Sul, que terá como finalidade a construção da Central de Polícia. O terreno está localizado na avenida Presidente Costa e Silva, ao lado da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), no bairro Planalto. O projeto de lei nº 41/2021 foi aprovado por unanimidade, na sessão legislativa de segunda-feira (24).

A centralização das delegacias de Bento é um dos pontos previstos no masterplan do Bento+20, documento organizado por representantes da sociedade civil que estipula metas para o município nos próximos 20 anos. O local foi escolhido, estrategicamente, após demanda das delegacias de polícia locais.

Atualmente, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a 1ª e a 2ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves estão localizadas em anexo à estrutura do antigo presídio estadual, na rua Assis Brasil, no Centro. Já a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) está alocada na rua Félix da Cunha, também no Centro.

Agora, o Governo do Estado tem o prazo de 36 meses para realizar a construção do projeto. Caso o prazo seja descumprido, automaticamente, o terre volta a ser patrimônio do município.

Pedido de Vistas negado
Um pedido de vistas foi solicitado pelo vereador Agostinho Petroli (MDB). Segundo ele, o terreno também era pretendido pela Corsan, para a construção de um reservatório de água. No entanto, o pedido foi rejeitado. Para a maioria dos vereadores, a Corsan teve tempo suficiente para manifestar interesse na utilização do terreno e que, neste momento, a construção dos novos prédios para Polícia Civil é mais importante e urgente.