Aprenda a fazer o pote da calma

2015-04-10_190211
O objetivo do pote da calma é concentrar a atenção da criança, assim ela respira e se acalma sem perceber

O novo aliado é inspirado no método Montessori, que propõe criar um ambiente de aprendizado criativo

Se seu filho tem ataques de raiva ou sofre por ansiedade, essa ferramenta pode te ajudar a lidar com essas situações e até absorver melhor o que a criança está sentindo. O objetivo do pote da calma é concentrar a atenção da criança, assim ela respira e se acalma sem perceber. Adultos também podem obter benefícios com essa técnica.
O pote é um recipiente transparente de vidro ou plástico, onde é colocado glitter, água cola e tinta.
Você vai precisar de
1 pote de vidro ou garrafa com tampa;
1 a 2 colheres de sopa de cola glitter;
3 a 4 colheres de chá de purpurina;
1 gota de corante alimentar;
Água quente.
Dentro do vidro, despeje a água quente e a cola glitter. Mexa até que todo o glitter da cola se desmanche. A quantidade de água depende da capacidade do pote, você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o conteúdo. Acrescente a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.
Uma ótima dica é: deixe que a criança escolha as cores que quer usar no pote, até o formato do pote ela pode escolher, assim a criança sente mais vontade de usar o objeto, mesmo sem saber a razão para usar.
Sempre que seu filho tiver alguma crise de ansiedade ou até mesmo raiva ou tristeza, coloque o pote na frente da criança e peça pra que se concentre no objeto, e peça que ele te conte o que está sentindo. Note que a respiração muda e a criança se acalma em pouco tempo.