Aprenda a fazer caldo vegetal em casa: tempero saudável e gostoso

2015-04-10_190211

Os temperos prontos vendidos em supermercados contêm conservantes, sódio em quantidade elevada e, vamos combinar: não dão nenhum sabor especial aos nossos pratos. Então, o melhor mesmo é fazer os próprios temperos em casa, sem glutamato e outros ingredientes nocivos à saúde, para incrementar caldos, sopas, guisados e o que você quiser! Aprenda, a seguir, a receita de cubinho vegetal caseiro.

Ingredientes
500 g de verduras da lista (cenoura – abobrinha – cebola – batata – 1 dente de alho – aipo – salsa – manjericão – alecrim – sálvia – 50 g de sal – 1 colher de sopa de azeite extra-virgem.

Modo de preparo
Lave bem os vegetais, pique-os, coloque-os em uma panela antiaderente com uma colher de sopa de azeite e deixe-os cozinhar por cerca de 10 minutos. Em seguida, adicione o sal e cozinhe por mais 10 minutos. Findo esse tempo, leve os vegetais para o liquidificador. Volte-os para a panela, mexa e deixe reduzir.

Despeje a mistura em uma uma forma forrada com uma folha de papel manteiga. Espere esfriar bem e corte-a em cubos. Uma vez obtida a forma desejada, coloque no freezer, inicialmente um pouco afastados e sem sobrepor um cubo ao outro. Depois de congelados, transfira os cubos para um recipiente de vidro e armazene-os no freezer.