Aprenda a decorar o aquário para seus peixes!

2015-04-10_190211

Os peixes também merecem um ambiente lindo para viverem e se desenvolverem

Os peixes também precisam ser estimulados, e além de um espaço confortável para sua espécie, a decoração é uma ótima aliada para que eles de desenvolvam de forma ativa e completa.
Contudo, algumas dicas devem ser levadas em consideração para que a decoração e os enfeites não acabem ocasionando estresse e até mesmo lesões físicas nos bichinhos.

Aquário temático
Porque não usar a criatividade e criar um aquário temático para os seus peixinhos? Manter um tema específico pode ajudar a criatividade fluir na hora de comprar os itens que farão a composição da decoração do aquário. Decorações de fundo do mar tendem a ser as mais aconselhadas, por não causarem tanto estranhamento para os animais.

Plantas aquáticas
Os peixes adoram brincar e se esconder por entre algas e corais. Utilizar destes elementos dentro do aquário ajuda tanto a deixar o ambiente mais bonito, quanto a estimular os peixes aos seus próprios instintos naturais, sendo uma atividade física e agradável para eles, de acordo com cada espécie.

Utilize pedras e corais
Imitações de pedras e corais do fundo do mar são ótimas para os peixes, pois relembram o habitat natural dos animais e acrescentam texturas.

O que não fazer
O principal elemento a ser pensado antes de começar qualquer decoração é a funcionalidade e os aparatos técnicos necessários para que o aquário funcione de maneira plena. A alimentação dos peixes não pode ser comprometida e o tratamento da água deve ser primordial em qualquer ambiente de criação de animais aquáticos.

Para a limpeza do aquário, é necessário tirar toda a água, portanto, pense na praticidade par ao seu trabalho constante. Lembre-se de escolher um aquário de tamanho adequado para o crescimento do peixe, pois estes animais crescem e conseguem se desenvolver de acordo com o espaço ques lhe é dado.

A expectativa de vida também pode ser ameaçada de acordo com a manutenção feita no aquário. Peixeis que poderiam viver anos acabam tendo a seu expectativa de vida diminuída em função do mal cuidado com o ambiente e com a água.

Quando você pretender ter um peixinho, ou casi já o tenha, mantenha em mente que estes animais, por mais que pequenos, exigem cuidados e principalmente muito amor para viverem bem.