Apple Maps vai informar, em tempo real, se estabelecimento está cheio ou não

2015-04-10_190211

Sistema vai medir a quantidade efetiva de pessoas que estão naquele lugar em tempo real

A Apple trabalha em um novo recurso para seu aplicativo de mapas que mostrará se determinado estabelecimento está ocupado ou não. Isso possibilitará ao usuário melhor planejamento para se deslocar a locais públicos — como restaurantes, parques e pontos turisticos — com a possibilidade sair mais tarde ou em outro dia em que o movimento esteja menor.

A ideia é que o sistema meça, com base em dados anônimos de celulares, a quantidade efetiva de pessoas que estão naquele lugar em tempo real. A Maçã atualizou as informações no Privacidade, localizado em “Serviços de Localização” de seu sistema móvel, para descrever este recurso.

Respeitar a privacidade é sempre uma premissa indiscutível, por isso a empresa garante que os dados seriam completamente anônimos e criptografados. Isso ocorreria sempre que algum aplicativo de localização fosse aberto próximo a um ponto de interesse, embora não tenha ficado claro se seria com base em dados do Apple Maps ou de apps de terceiros.

A gigante de Cupertino ainda não informou quando planeja lançar a novidade nem deu mais detalhes — inclusive, ela não está disponível na versão beta do iOS 14.5. Pode ser que entre em uma nova leva de testes ou em atualização posterior.

Concorrente possui serviço similar
A funcionalidade similar já existe no Google Maps e na busca orgânica da empresa de Mountain View. Os dados aparecem descritos como “Horários de pico”, revelando quais dias e horários um estabelecimento costuma estar mais cheio. O recurso, contudo, somente exibe uma média conforme o acesso dos usuários, não correspondendo a informação em tempo real.