App brasileiro para acessibilidade de cadeirantes ganha prêmio da ONU

2015-04-10_190211
Criado há cerca de um ano, aplicativo informações de locais em mais de 700 cidades de 32 países

O software colaborativo foi criado para reconhecer a acessibilidade de diferentes edificações

Criado para reconhecer a acessibilidade de diferentes edificações, o app guiaderodas surgiu a partir das experiências do idealizador do projeto e cadeirante há 15 anos, Bruno Mahfuz e foi o único software colaborativo indicado e vencedor na categoria “Inclusão e Empoderamento” do Prêmio World Summit Awards — WSA Mobile 2016. O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), contou com a participação de 451 projetos, provenientes de mais de 178 países
Segundo Mahfuz, a conquista do prêmio – que busca as melhores práticas de inovação digital do mundo – mostra que a sociedade está cada vez mais consciente em relação à questão da acessibilidade. “Cada um que baixa e usa o aplicativo, pode ajudar milhões de pessoas do mundo todo a sair de casa com mais segurança”, explica o idealizador do projeto.

Conhecendo o aplicativo
O app guiaderodas concentra as informações de locais em mais de 700 cidades de 32 países e pode ser utilizado em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. Outro ponto importante é que os imóveis que estiverem rigorosamente em dia, do ponto de vista técnico — e sob avaliação de arquitetos — recebem a Qualificação guiarodas, com duração de quatro anos, ou até sofrerem uma reforma.
Quando o usuário baixa o aplicativo, consegue visualizar locais mais próximos e notas dadas por quem utiliza o Foursquare (lado esquerdo). No canto direito, o ícone de um cadeirante indica se o estabelecimento é Acessível (verde), Parcialmente Acessível (amarelo), Não Acessível (vermelho) ou Não Avaliado (Cinza). Com o intuito de auxiliar a busca, o app oferece seis categorias, que incluem: Comida, Hospedagem, Vida Noturna, Diversão, Compras e Saúde.