Aposentados rurais são alvo de consignados irregulares

2015-04-10_190211

Financeiras estão tendo acesso a dados sigilosos do INSS

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves alerta para grave violação ao direito de bem-estar de aposentados e pensionistas rurais, em relação a depósitos efetuados em suas contas relativos a créditos consignados, sem a devida autorização. Casos relatados em todo Rio Grande do Sul trazem à tona um problema antigo que vem se agravando. Entidades financeiras estão costumeiramente incorporando créditos consignados nos benefícios previdenciários sem a autorização do beneficiário, gerando dívidas indevidas e juros altos, muitas vezes superiores a 100% ao ano. Quando o segurado identifica o problema, precisa ir em busca da reversão na financeira, sofrendo insegurança e transtornos.

Apesar de não ter um levantamento oficial de casos relacionados a aposentados e pensionistas rurais de Bento Gonçalves, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal, alerta que esse tipo de ação tem acontecido com certa frequência. “Sempre ouvimos relatos desse tipo de irregularidades. Geralmente, pessoas de maior idade são as vítimas, por ingenuidade ou até por não entender sobre o que se está falando, eles (aposentados) acabam dizendo um sim, porém, sem a intenção de contratar o serviço e acabam sendo vítimas”, avalia.

O presidente explica que, caso o agricultor precise de crédito bancário, procure uma instituição de credibilidade ou aquela em que o aposentado já trabalha. “Vai direto no banco onde se tem conta. Fale com o gerente e se informe sobre todas as condições. Essa é a forma mais segura de se tomar um empréstimo”, afirma. A situação se agravou quando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) e os sindicatos dos trabalhadores rurais do estado identificaram que os dados cadastrais, em especial o e-mail dos segurados especiais, estão sendo alterados dentro do portal Meu INSS, que está sob responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mudança dos dados dos agricultores tem como consequência o envio de informações sigilosas para outros destinatários, a exemplo de quando um segurado tem seu benefício concedido.

Os dois fatos estão atrelados ao oferecimento de crédito consignado indevido. A Fetag informa que realiza ampla investigação e já oficializou uma denúncia sobre os temas para o presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães. Ainda alerta os agricultores e agricultoras para que fiquem atentos, verificando todos os meses seus extratos bancários. Quando identificarem alguma ação indevida, devem procurar com urgência o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.