Aporte financeiro do Rotary viabiliza Banco de Leite Humano, em Bento

2015-04-10_190211
Gilmar Leonhardt (E), governador do Distrito 4.700, do Rotary e Raquel Vieira (D), presidente do Rotary Clube Bento Gonçalves.

Projeto é o primeiro banco de aleitamento materno da Serra Gaúcha

O Banco de Leite Humano Ama Tacchini foi inaugurado, oficialmente, nesta segunda-feira (10). O espaço foi construído a partir de uma iniciativa do Rotary Bento Gonçalves, que realizou a doação de todos os equipamentos necessários. O local tem como objetivo oferecer leite materno a todos os bebês internados na UTI Neonatal do hospital que, por algum motivo, não podem receber o alimento das próprias mães.

A escolha do nome Ama, faz referência às amas de leite, que amamentavam filhos de outras famílias quando as mães estavam impossibilitadas. Além disso, ele também remete ao amor à vida simbolizado pelo alimento oferecido aos bebês.

Segundo o governador do Distrito 4.700, do Rotary, Gilmar Leonhardt, o valor aportado vem de doações de rotarianos e de parceiros internacionais. “O banco de aleitamento materno está sendo instalado graças a um trabalho de Rotary. Nós chamamos de Projeto de Subsidio Global e para esse banco o Rotary aportou U$ 43.300,00 para que pudesse ser concretizado”, destaca.

Leonhardt afirmou que o projeto é o primeiro a ser realizado na região Serrana do Estado. No Rio Grande do Sul existem, apenas, 10 desse tipo. “Um trabalho idealizado já a bastante tempo, tivemos alguns percalços no começo, inicialmente, era para ser instalado em Caxias do Sul, mas em função de falta de espaço nos hospitais de lá, Bento Gonçalves abraçou a ideia e felizmente hoje conseguimos ver esse projeto realizado”, comemora.

Para Raquel Vieira, presidente do Rotary Clube Bento Gonçalves, essa é uma grande conquista para cidade e região. No total, 23 municípios poderão usufruir do banco de aleitamento materno. “Um projeto lindo que contou com o apoio do Hospital Tacchini, população de Bento e empresários, especialmente, do Rotary que, conseguiu viabilizar esse projeto. Tenho muito orgulho de estar aqui entregando mais este presente para nosso povo”, agradece.

A presidente ainda fez um convite, especial, para que a comunidade se engaja nas ações do clube rotariano. “Se gosta de servir, se você gosta da sua comunidade, procure o Rotary e faça parte. Dar de si sem pensar em si, o Rotary abre muitas oportunidades, quero deixar um convite para todos os cidadãos de Bento Gonçalves para participar conosco”, convida.

Importância do aleitamento
O leite materno é fundamental para o desenvolvimento de crianças nos primeiros anos de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam o leite materno de forma exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida e, como complemento alimentar, até pelo menos 2 anos de idade.

Estima-se que o aleitamento materno poderia diminuir 13% das mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas evitáveis. Além de suprir todas as necessidades nutricionais, ele ainda ajuda na formação do sistema imunológico, a prevenir alergias e intolerâncias, infecções respiratórias, entre muitas outras vantagens que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento da criança.

Quem pode doar
Toda mulher em período de amamentação é uma doadora de leite, em potencial. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055-0303 ou pelo e-mail: bancodeleite@tacchini.com.br. O espaço funcionará todos os dias, das 8h às 18h.