Aplicativo sugere hora de irrigar

2015-04-10_190211

A Universidade do Missouri criou um novo aplicativo de celular que estima a melhor hora para irrigar. Chamado de Crop Water Use, o software gratuito deve ser disponibilizado para agricultores de outros países dentro de um ou dois anos. “A beleza desse programa é que, uma vez sabida a localidade da propriedade, drena automaticamente com dados relacionados com a sua agenda de irrigação,” diz Gene Stevens do Centro de Pesquisa do Delta da Universidade do Missouri.
O aplicativo faz estimativas de chuvas com as previsões do Serviço Metereológico Nacional dos Estados Unidos, prevê a evapotranspiração baseada em radiação solar, vento, temperatura e umidade. Também usa dados de mapas de solos e textura.
“O programa vai lhe pedir a data do plantio. Com isso, o aplicativo vai estimar a data de emergência dos cultivos baseado na temperatura e outros dados,” afirmou Stevens.
O aplicativo também pede informação de quando começa a umidade, a profundidade das raízes, quantidade de irrigação padrão, se é por aspersão ou por sulco.
Em 2016, haviam 398 propriedades no Missouriu utilizando a ferramenta, subindo de 178 em 2015. Stevens diz ainda que o aplicativo traz economia de tempo e que espera que o número de usuários deve crescer ainda mais esse ano.