Aplicativo que busca desaparecidos por inteligência artificial

2015-04-10_190211

Sistema está disponível para download em todo o Brasil

A ONG Mães de Sá, de São Paulo, junto da Microsoft, criou um aplicativo com o objetivo de encontrar pessoas desaparecidas. Para utilizar o aplicativo, o usuário que está a procura de alguém que acredita estar desaparecido ou em situação de vulnerabilidade, deve enviar uma foto da pessoa. Após isso, o sistema, que utiliza inteligência artificial, confronta a imagem com o banco de dados da ONG e informa se os traços identificados se parecem com algum rosto procurado.

Outra opção disponível e que pode auxiliar ainda mais na procura, é incluir dados sobre as características físicas da pessoa, como cor da pele, olhos, altura e cabelo. Dessa forma, o sistema oferece imagens de desaparecidos com a fisionomia semelhante à informada.

Quando o aplicativo identifica que os traços da pessoa “encontrada” correspondem aos de alguém procurado pela ONG, um alerta é enviado à organização. Assim que o alerta é emitido, a equipe realiza um trabalho de checagem, verificando a probabilidade de a denúncia ser correta e entrando em contato com a família do desaparecido, se for de São Paulo. Caso o alerta seja emitido em outros estados, a ONG entra em contato com a Polícia Civil daquela localidade. 

A ONG já cadastrou mais de 10 mil pessoas e ajudou a encontrar mais de 5 mil delas.