Aplicativo especial para produtores rurais será lançado em dezembro

2015-04-10_190211

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai lançar um aplicativo para celular para cerca de 5 milhões de produtores no país. Ele foi desenvolvido em parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) com o Departamento de Saúde Animal (DSA) do ministério.
Chamado de Saúde Animal, será lançado oficialmente no próximo dia 4 de dezembro e vai oferecer informações sobre doenças, vacinas, trânsito de animais e ainda receber denúncias sobre situações irregulares ou suspeitas em qualquer lugar do pais. A vantagem é que o aplicativo funciona offline, ou seja, mesmo que o sinal da operadora seja ruim no interior, ele funcionará.
Ainda em fase de testes, o aplicativo vai funcionar tanto no sistema Android quanto no IOS e já tem uma atendente virtual, chamada Lia, que responde em português, espanhol ou inglês a perguntas dos usuários. Para acessar as informações, o usuário terá que se cadastrar e a partir dai ficará conectado com a atendente virtual, que poderá responder às suas perguntas. Isso é importante para a localização do usuário, pela qual o aplicativo identifica a região e pode oferecer o conteúdo mais adequado.
As notificações de doenças, ou de suspeitas de doenças, poderão ser feitas off line e a assistente Lia avisa que elas serão transmitidas ao sistema assim que o usuário se conectar a uma rede. Apesar da quantidade e da complexidade do conteúdo, o aplicativo é leve suficiente para não sobrecarregar a memória dos smartphones.