Aplicativo do Uber apresenta motorista em foto

2015-04-10_190211
App tem reconhecimento facial para evitar fraudes de identidade de motoristas (Uber/Divulgação)

Novidade usa tecnologia da Microsoft para identificar motoristas
em tempo real

 

O aplicativo da Uber recebeu recentemente um recurso de segurança aguardado por usuários.
Quem usa apps para chamar corridas provavelmente já ouviu um vivenciou histórias nas quais o motorista não coincidia com o que chegava dirigindo o carro informado no ato da solicitação da viagem. Agora, no app da Uber, os condutores precisarão tirar selfies antes de ficarem disponíveis para corridas ou no momento de aceitar um chamado.
O novo recurso será usado aleatoriamente pelo aplicativo para evitar potenciais fraudes de identidade, de acordo com a empresa.
Se a foto tirada pelo motorista quando solicitado pelo aplicativo da Uber não coincidir com a de seu registro na empresa, ele não poderá realizar a viagem.
A nova tecnologia de reconhecimento facial do aplicativo da Uber usa o Cognitive Services, um conjunto de APIs (interface de programação de aplicações, que facilita o desenvolvimento de novos recursos) que permite criar novos serviços de identificação de pessoas a partir da tecnologia criada pela Microsoft.
Esse recurso é vinculado ao Azure, a plataforma de computação em nuvem da criadora do Windows, e viabiliza a integração de plataformas de smartphones Android e iPhones.