Aplicação de informações de satélite meteorológico para a gestão de recursos hídricos na agricultura

2015-04-10_190211

Professor pesquisador da Universidade do Maule- Chile palestra nesta quinta-feira no auditório da Embrapa, sobre sensoriamento remoto (imagens de satélite e de drones) e de estações de fluxo (balanço de energia) no monitoramento dos vinhedos

 

Este programa de transferência de tecnologia se concentra em pequenos produtores através de uma plataforma de satélite para determinar a oferta e demanda de água para melhorar a produtividade agrícola. Com este projeto apresentado pela Universidade do Maule, uma potencial economia de água entre 20 e 40% é gerada, e um aumento no rendimento de produtos agrícolas também pode ser obtido”.
Nesta quinta-feira 28, a Embrapa uva e vinho estará recebendo o pesquisador chileno,Doutor Samuel Ortega-Farias, que atua no Centro de Investigación y Transferencia en Riego y Agroclimatología (CITRA) da Universidad de Talca, do Chile. Seu aluno de PhD, Fernando Fuentes Peñailillo, também acompanhará o evento, que ocorre no auditório principal da Embrapa Uva e Vinho a partir das 15h30min.
Ortega-Farias é pesquisador do Centro de Pesquisa e Transferência em Irrigação e Agroclimatologia, da Universidade da Talca, Chile, com de reconhecimento internacional na área de utilização do Sensoriamento Remoto (imagens de satélite e de drones) e de estações de fluxo (balanço de energia) na viticultura, está sendo considerado referência mundial quando na utilização do Sensoriamento Remoto (imagens de satélite e de drones) e de estações de fluxo (balanço de energia) no monitoramento dos vinhedos.
Ortega realizado excelentes trabalhos na Concho y Toro, uma das maiores vinícolas do Chile, e terá contribuições para a viticultura brasileira, visto que já atua em um projeto do campus do IFRS Bento Gonçalves que é desenvolvido na Vinícola Cave Geisse, no município de Pinto Bandeira, coordenado pelo professor e também pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Doutor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro.
Ortega está palestrando no auditório da Embrapa nesta quinta para falar sobre a plataforma de satélite que otimiza o uso da água na nos vinhedos .Como parte de um projeto do Centro de Pesquisa e Transferência em Irrigação e Agroclimatologia (CITRA) a da universidade de Maule, do Chile , buscou, através desse avanço tecnológico, potencializar a atividade agrícola, com o uso de um software (Irrigação-SAT,) que fornece informações sobre o consumo de água nos vinhedos .Este softwarefaz parte do FIC-R “Implementação da tecnologia de satélite e aprojeto meteorológica para reforçar a produtividade, Eficiência e Gestão do Uso da Água na Agricultura da Região do Maule “.
Esta tecnologia moderna pretende melhorar a capacidade de gestão da água, tanto na agricultura A O diretor da CITRA, Samuel Ortega, explicou que “este programa de transferência de tecnologia se concentra em pequenos produtores através de uma plataforma de satélite para determinar a oferta e demanda de água para melhorar a produtividade agrícola. Com este projeto apresentado pela Universidade do Maule, uma potencial economia de água entre 20 e 40% é gerada, e um aumento no rendimento de produtos agrícolas também pode ser obtido”.

O que é
Irrigação-sat: suporta decisões de irrigação a nível da exploração, integra a tecnologia de satélite com informações meteorológicas,
o resultado de uma pesquisa aplicada que permitiu validar e calibrar metodologias para estimar o consumo de água
(evapotranspiração real) e coeficiente de cultura (Kc) .
As imagens de satélite utilizados nesta aplicação vêm de Landsat 7 ETM + e Landsat 8 satélite ORI, que são livres para acessar a base de informações estar junto com medições de campo de variáveis agro-climáticas. Isso pode ser acessado através da URL www.citrautalca.cl/irrigationsatV2.
A plataforma inclui a aplicação de tecnologia de satélite para o manejo de irrigação de: pequenos e grandes produtores (usuários locais*); e ser usado por associações de irrigadores (usuário global) no monitoramento da variabilidade espacial do consumo de água no nível da bacia, durante uma estação agrícola.
*Os usuários locais são identificados como naturais ou indivíduos como os profissionais agrícolas (serviços de assistência técnica ou independente) que desejam acessar o consumo de água da informação, coeficientes de cultura e variabilidade da irrigação em campos agrícolas onde eles fornecem conselhos. As informações que o IrrigatiON-SAT fornece aos usuários locais podem ser analisadas em até 10 quartéis por usuário, com um máximo analisável de 5 hectares cada.

 

Ortega-Farias é pesquisador do Centro de Pesquisa e Transferência em Irrigação e Agroclimatologia, da Universidade da Talca, Chile