Apesar do secretário de saúde considerar eficiente o trabalho da vigilância sanitária, promotor público vai pedir relatórios bimensais

2015-04-10_190211
Secretário de saúde Diogo Siqueira

Mesmo com a apreensão de mais de 20 toneladas de alimentos impróprios, depois da vilgilância sanitária reportar ao PM que estava tudo regularizado. Diogo Siqueira garante que comerciantes estão sendo orientados sobre as mudanças na lei

No mês de abril o Ministério Público (MP) apreendeu cerca de 20 toneladas de carne considerada imprópria para o consumo em Bento Gonçalves. Na época o promotor Alécio Nogueira afirmou que a Vigilância Sanitária havia informado que estava “tudo regularizado”, e que ficou surpreso com a quantidade de irregularidades encontrada nos estabelecimentos vistoriados na ação.
O Secretário de Saúde, Diogo Siqueira, quando questionado sobre a afirmação do promotor, disse que não iria confrontar, mas garantiu que conversou com Nogueira na última semana para tratar sobre a apreensão das 20 toneladas de carne imprópria.
“Conversei com o promotor Alécio Nogueira sobre formas para melhorar o sistema, para aprimorar o sistema de vigilância. Foi conversado também com empresários que trabalham com mercado para orientar sobre as mudanças na lei. A primeira função da vigilância sanitária é orientar os estabelecimentos e a população”, alegou, sem tocar na questão das irregularidades encontradas.
Quando questionado sobre a periodicidade da fiscalização em supermercados, açougues, padarias e similares, o secretário disse que varia conforme o estabelecimento. “O ideal seria fazer todo o mês, mas a vigilância faz vistorias a cada três ou quatro meses. Têm frigoríficos que vistoriamos todos os meses”, afirmou.
Depois desta saia justa, Siqueira quer implantar na vigilância sanitária o registro em vídeo. “A ideia é que nas vistorias, o fiscal sanitário filme tudo, para registrar o que ele realmente viu em cada lugar. Seria uma forma eficiente de melhorar o trabalho”, acredita.
O secretário, que assumiu a responsabilidade há apenas quatro meses, por fim, admitiu que tem pontos que precisam melhorar na vigilância sanitária. “Temos que corrigir alguns erros sim, mas está sendo executado um trabalho sério e competente dentro da saúde em Bento Gonçalves”, falou defendendo o time.

Promotor Alécio Nogueira

Ministério Público vai exigir da Vigilância Sanitária  relatórios bimensais de vistorias e autos de infração

De acordo com o promotor Alécio Nogueira, a parir de agora existirá um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde para que ocorra um fortalecimento da vigilância municipal. Alécio acredita que fortalecer a qualificação técnica, proporcionando recursos humanos e materiais, vai melhorar a atuação dos seis profissionais lotados na Secretaria . A ideia dos fiscais gravarem a ação é uma forma, segundo Nogueira, de proteger e garantir o êxito do trabalho dos fiscais.

Corrupção e ameaças
“A ideia também acabar com corrupção e ameaças sofridas pelos fiscais”, falou o Promotor sem se aprofundar na questão. Tomando para si a responsabilidade Alécio Nogueira garantou que nos próximos dias vai abrir um procedimento em que a vigilância sanitária entregará relatórios bimensais com cópia de vistorias e autos de infração. “Antes de tudo vou pedir para que me enviem – para comparação – um relatório de 60 dias passados, para que possa ter a real noção da situação.”, garantiu “Este procedimento de controle de fiscalizações efetuadas pela vigilância vai ser para saber quantos estabelecimentos foram fiscalizados no período e o que aconteceu em cada vistoria”.