Apesar das contas não aprovadas pelo TCE, gestão de Pasin ganha prêmio da Assembleia Legislativa

2015-04-10_190211

Bento Gonçalves levou dois troféus no 16º Prêmio Gestor Público (PGOP), em solenidade que aconteceu na noite de terça-feira (07), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Em âmbito estadual, os projetos “Multi Segurança Bento” da Secretaria Municipal de Segurança e “Bento Conectada” da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) foram contemplados. No total, 59 municípios inscreveram 90 projetos em cinco categorias.
O projeto “Multi Segurança Bento” foi contemplado com o troféu destaque, já o projeto “Bento Conectada”, da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), recebeu Menção honrosa pela continuidade do trabalho realizado. Enquanto que o primeiro tem como objetivo reduzir a criminalidade do município, planejando estratégias, o segundo implanta sistemas tecnológicos e qualifica servidores públicos, para agilizar, entre outros, projetos administrativos.

Por outro lado, gestão fiscal financeira é problema
Apesar do prêmio em dois projetos na área de segurança e tecnologia, a gestão fiscal de Bento Gonçalves foi reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo reportagem da Gazeta em agosto, a partir da divulgação de dados Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro ( Firjan) em julho, referentes ao ano de 2016, o município ficou com índice “C” de gestão, se aproximando aos piores do país.
Com um índice de 0,4977 em 2016, no ranking geral, com mais de 4 mil cidades avaliadas, Bento ficou na 1.837ª posição nacional e 308ª estadual. O resultado expõe o pior índice dos últimos 10 anos.
Em entrevista exclusiva para a Gazeta, o coordenador de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, Jonathas Goulart, explicou que o que levou à esse resultado foi a redução drástica de investimento, mau planejamento financeiro e alto gasto com pessoal. “O gasto com pessoal, por exemplo, tem aumentado desde 2012, ou seja, sobra menos espaço para investimento”, comentou.