Apenas mudança de comando

2015-04-10_190211

A operação da Brigada Militar do final de semana resultou em números expressivos de prisões e apreensões de drogas e armas.
“Estamos tentando enfraquecer o narcotráfico que fomenta muitos crimes, entre eles o homicídio. A disputa por pontos de vendas gera muitos conflitos e precisamos evitar essa guerra urbana” declarou à Gazeta o Major Álvaro Martinelli.
A sociedade sabe que o desbaratamento de um ponto de venda de drogas é momentâneo, já que em menos de 24 horas são presos no mesmo local, outros criminosos que assumiram o comando.
É uma guerra sem fim, devido ao grande número de usuários. A lei da oferta e procura gera todo tipo de criminalidade.
Em apenas 48 horas, policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) e inteligência do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3° Bpat) prenderam sete homens por tráfico de drogas, posse de entorpecentes , descumprimento judicial e porte ilegal de armas em diversos pontos da cidade. No fim de semana, foi apreendido ainda um menor e um idoso, autor de um homicídio
A operação do final de semana contou ainda com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Passo Fundo, que participou recentemente de ação semelhante em Guaporé.
Mas o desolador é que, dos sete presos nesta operação a maioria vai estar agindo normalmente já no próximo final de semana, nos mesmos bairros e nos mesmos pontos.
No final de 2018 a Gazeta fez um levantamento do número de homícídios ocorridos em 2017 e constatou que , dos mais de 30, apenas dois não foi ligado ao tráfico, como acerto de contas ou queima de arquivo.
Não que isto signifique repressão, mas sim apenas mudança de comando. Estamos reféns, por mais que a Brigada Militar e polícia Civil cumpram suas funções.