Anvisa alerta para riscos do paracetamol após vacina da Covid-19

2015-04-10_190211
A Anvisa informou que o paracetamol deve ser usado com cautela. Foto: Reprodução

A utilização incorreta pode causar eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa

As principais reações observadas após a vacinação contra o coronavírus são febre, dores de cabeça e no corpo, que variam de leves a moderadas. Porém, esses efeitos devem desaparecer em poucos dias. O uso indiscriminado de paracetamol para alívio de dores e febre após a vacinação contra Covid-19 pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte.

A Anvisa informou que o paracetamol deve ser usado com cautela, “sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária”. A utilização incorreta pode causar eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa, quando o uso é prolongado ou acima da dose máxima diária.

Episódios da doença foram identificados em pacientes que se medicaram com o chamado “kit Covid”, um coquetel de medicamentos sem comprovação científica em caso de Covid-19, defendido fortemente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Deve-se ter em mente que para qualquer medicamento existe um risco associado ao seu consumo. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde.

Segundo a agência, ocorrência de quaisquer efeitos indesejados após a utilização de paracetamol e de outros medicamentos deve ser imediatamente registrada por meio do VigiMed, sistema da Anvisa destinado às notificações de eventos adversos para toda a população.

Dose máxima diária de paracetamol para cada faixa etária:
Adultos e crianças acima de 12 anos: dose máxima de 4 gramas em um dia
Crianças entre 2 e 11 anos: não devem ser utilizados mais de 50-75 mg/kg em um dia (24 horas)
Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos ou com menos de 20 kg: consulte o médico antes de usar

Reações mais comuns das vacinas contra a Covid:

Oxford/Astrazeneca
Sensibilidade
Dor
Sensação de calor
Cansaço
Calafrios
Dor de cabeça
Enjoo

CoronaVac
Dor de cabeça
Cansaço
Dor no local da aplicação
Indicações de uso correto