Anticorpos permanecem elevados até 9 meses após covid-19

2015-04-10_190211
O estudo aponta ainda que incentivar a cautela e limitar o risco de adquirir o Sars-CoV-2 continuará a ser essencial. Foto: Reprodução

Constatação é resultado de pesquisa inédita realizada na Itália

Cientistas observaram que os níveis de anticorpos contra o coronavírus Sars-CoV-2 permaneceram altos até nove meses após a infecção, tanto em quadros sintomáticos quanto assintomáticos. Foram testados 85% dos 3 mil moradores da cidade Vo’, na Itália. A constatação foi publicada em um estudo nesta segunda-feira (19), na revista científica Nature Communications.

A pesquisa foi conduzida em duas etapas: entre fevereiro e março de 2020, os voluntários fizeram testes para detectar aqueles que estavam infectados pelo vírus da Covid-19; entre maio e novembro, eles foram submetidos a exames de anticorpos.

Os autores constataram que, em novembro, 98,8% dos indivíduos ainda apresentavam níveis detectáveis das células de defesa. E mais: após os nove meses, a quantidade de anticorpos quase não diferia entre pacientes sintomáticos ou assintomáticos.

Para Ilaria Dorigatti, líder do ensaio, isso é sinal de que a resposta imune não depende dos sintomas e da gravidade da infecção. Porém, a quantidade de anticorpos pode variar de acordo com o teste utilizado, o que foi evidente no estudo. A pesquisa utilizou três testes de detecção, revelando que muitos dos participantes tiveram alguma queda no nível de anticorpos.

Porém, a taxa aumentou em algumas pessoas, sugerindo que elas podem ter passado por reinfecções pelo vírus. A vacinação também é ressaltada no estudo como medida para combater a pandemia. O estudo aponta ainda que incentivar a cautela e limitar o risco de adquirir o Sars-CoV-2 continuará a ser essencial.