Antepasto de berinjela assada

2015-04-10_190211

Se você gosta de berinjela assada com certeza vai gostar desta receita. Além de ser muito prática de fazer rende um petisco ou entrada muito gostosa.

A receita de antepasto de berinjela assada com duas berinjelas é ótima para aproveitar essas berinjelas que você não sabe como cozinhar e o restinho de pimentão, azeitona e alcaparras que sobrou de outras preparações culinárias. Se você nunca preparou uma caponata de berinjela ou um antepasto de berinjela antes, não fique hesitante porque é bem simples!

Confira os detalhes de como fazer antepasto de berinjela no forno passo a passo em fotos e prepare sem dificuldades. Esta receita de berinjela ao forno fica mais gostosa no dia seguinte, por isso prepare com antecedência e surpreenda-se com a combinação de sabores!

45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
2 berinjelas médias
1 pimentão grande
1 cebola branca
3 dentes de alho
¼ xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de ervas aromáticas desidratadas
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
salsinha ou cheiro verde
pimenta do reino
sal
Passos a seguir para fazer esta receita
Primeiramente ligue o forno nos 200ºC, com calor em cima e em baixo. Lave as berinjelas e pique em cubinhos. Coloque as berinjelas numa assadeira, junte o azeite, as ervas aromáticas, sal e pimenta a gosto e misture tudo. Leve para assar por 20 minutos, sem tampar.

Dica: Neste caso foi usado um mix de ervas que inclui orégano, tomilho, manjericão e alecrim.

Enquanto isso leve ao fogo uma frigideira com 1-2 colheres de sopa de azeite ou óleo e refogue a cebola e os alhos picadinhos. Quando dourar coloque o pimentão também picado, refogue por mais 1-2 minutos e desligue. Quando a berinjela assar pelos 20 minutos indicados coloque nela esse refogado e misture. Cubra esse antepasto de berinjela com papel alumínio e devolva ao forno por mais 20-30 minutos ou até murchar como na foto.

Transfira o preparo para uma tigela e acerte o sabor com sal, vinagre de maçã, vinagre balsâmico e salsinha ou cheiro verde picado. Misture tudo, cubra e deixe na geladeira por, no mínimo, 30 minutos – o ideal é reservar de um dia para o outro ou por 8 horas, pois o sabor fica mais aprimorado.
Dica: Se você quiser, neste momento também pode colocar azeitona picada, alcaparras, uva passa, sementes, etc.

Após o tempo indicado pode servir seu delicioso antepasto de berinjela ao forno! Vai muito bem com pão ou torradinhas e com certeza vai agradar a todos aí em casa. Experimente e conte nos comentários o que você achou.