Animal print para ousar na decoração

2015-04-10_190211
Para quem tem medo de usar essa estampa a dica é introduzi-la aos poucos na décor

Tendência nas passarelas da moda em Milão, o animal print promete não sair de moda tão cedo e também chegam forte na decoração, trazendo vida, charme e diversão.
Surgido nos anos 1950, o termo animal print foi inspirado no estilo africano e começou a ser usado tanto na moda como na decoração. O termo remete ao uso de estampas animais, como zebra, onça, leopardo, crocodilo, girafa, cobra e vaca, usadas na confecção de roupas, bolsas, almofadas, cadeiras, como outras tantas coisas. A decoração animal print costuma ser bem versátil, funcionando na maioria dos cômodos e combinando desde os estilos neutros como até os mais elaborados.

Moderação
A regra de ouro com animal print é não exagerar na dose. Nada de colocar um tapete zebrado com cortina zebrada e almofada também zebrada na sala! Fica caricato e visualmente poluído. Lembre-se de que a linha entre o bom gosto e o mau gosto na decoração é muito tênue. Ainda que as peças sejam bonitas, se elas não forem usadas com o devido equilíbrio, o resultado estético pode parecer muito alegórico — até porque estampas de bicho já são suficientemente chamativas.

Bases neutras
Para ficar leve e harmoniosa sem deixar de ser marcante, combine elementos em animal print com bases neutras, como o branco, o preto e o bege. Um quarto todo branquinho, por exemplo, fica incrível com uma colcha de zebra. Uma sala em tons terrosos pode ter vasos com estampa de onça. Para dar certo, basta que as cores da estampa dialoguem com a cor predominante no espaço.

Introduzir aos poucos
Para quem segue a linha mais discreta, mas curte o animal print e gostaria de usá-lo na decoração da casa, não precisa temer, já que definitivamente não é necessário revestir uma parede inteira com papel estampado! O ideal é introduzir aos poucos na décor, investindo em detalhes como capas de almofadas, guardanapos, roupas de cama, louças, tapetes, porta-retratos, aparelhos de jantar e pequenas peças decorativas. Aos poucos, a utilização desse tipo de estampa vai se tornar mais fácil e natural.

Perder o medo de ousar
Diferenciada e marcante, essa estampa nunca vai passar despercebida. O animalismo parece ter sido criado para pessoas ousadas e criativas. Sendo assim, não é preciso se limitar a combinações previsíveis. É possível investir sutilmente em um mix de estampas, apostar em quadros e esculturas estampadas e até mesmo fazer a composição com cores de tons vibrantes, como o vermelho e o amarelo.

Ambiente aconchegante
A decoração com elementos em animal print pode ficar muito acolhedora, bastando, para isso, compor o projeto usando plantas, detalhes em madeira, almofadas, tapetes e uma iluminação indireta, de preferência amarelada. Aposte em luminárias, lustres, arandelas, pendentes e abajures. O visual fica simplesmente incrível!