Animais de estimação fazem bem pra saúde

2015-04-10_190211
Relação entre humanos e animais já existem há séculos

Antigamente as pessoas viam os animais, principalmente os cachorros, como animais “utilitários”, eles protegiam a casa e só. Atualmente, a visão sobre animais de estimação mudou. Hoje, muitas casas tem animais que estão profundamente entrelaçados com a família, e a ciência já comprovou que a relação que estabelecemos com os animais auxilia muito para uma vida melhor e saudável. O nosso cérebro muitas vezes reconhece os animais como filhos e estabelece uma relação paternal mesmo sem notarmos. O Brasil é o campeão em adoção de animais, principalmente, cachorros. Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da USP cerca de 44,3% das casas no país têm cachorros, e aproximadamente 64% dos donos disseram que os animais dormem dentro de casa.

Cachorro e alergias
Muitas pessoas acham que um animal de pelos é um problema para as crianças devido às alergias, mas isso não é um problema, pois animais domésticos ajudam na saúde desde o primeiro ano de vida do bebê a não desenvolver asma pelo menos até os 6 anos de idade.
Pesquisadores acreditam que o contato desde o início da vida fortalece o sistema imunológico e melhora o organismo;
Em ambos os casos, os pesquisadores acreditam que esse contato no início da vida fortalece o sistema imunológico. Ou seja, a melhor proteção não é evitar e sim estimular o convívio para que o organismo saiba como se proteger!

10 motivos para ter um animal de estimação
Animais melhoram o humor: Se você estiver ansioso, abrace seu animal. A interação entre vocês causa uma diminuição considerável dos níveis de cortisol (hormônio associado ao stress) e o aumento de serotonina (hormônio associado ao bem estar)
Animais são recomendados á pessoas que sofrem de depressão: A depressão deixa a pessoa triste e a isola do mundo, e é nesse momento que seu animalzinho de estimação expressa amor incondicional. O simples ato de acariciar o animal tem efeito calmante e a responsabilidade de cuidar de um bichinho faz com que a pessoa se sinta útil e importante, esquecendo seus problemas naquele instante.
Animais fazem bem ao coração: Além do amor gratuito que eles nos dão, eles trazem benefícios ao coração sim! Em estudos realizados ao longo de duas décadas, a conclusão é que quem nunca teve um gato tinha uma maior probabilidade de um ataque cardíaco do que quem tinha. No caso dos cachorros, outro estudo mostrou que os seus proprietários tinham uma maior taxa de sobrevivência no caso de sofrerem um ataque cardíaco.
Animais ajudam a manter a pressão arterial: Estudos comprovam que quem tem um animal de estimação tem a pressão arterial e o batimento cardíaco mais baixo.
Animais afugentam as alergias e a asma: Este é comprovado! Crianças que crescem num lar com cães ou gatos terão menos probabilidades de desenvolver alergias.
Animais incentivam os donos a se exercitar, mesmo que não queiram: Se você tem animais sabe como é, uma bola que rolou no seu pé, um latido te chamando para brincar… Proprietários de animais de estimação são pessoas mais ativas e têm menos tendência de engordar. O simples fato de brincar 5 minutos por dia com um animal já é tratado como um exercício físico, psíquico e emocional.
Animais promovem a socialização: O cão é um imã para conversas. A tendência é que proprietários de cães falam com outros proprietários sobre qualquer assunto, mas normalmente o papo começa sobre seus animais, algo em comum, alguma atitude diferente ou até mesmo pela festa que eles fazem quando você chega em casa após um dia fora.
Animais fazem bem aos doentes com Alzheimer e Parkinson: Esta também é comprovada! Pessoas com Alzheimer que interagem com animais são pessoas com comportamentos menos agitados e são mais sociáveis. Pessoas com Parkinson tendem a ter animais de estimação muito mais companheiros e extremamente atentos à condição física do seu dono – os cães, por exemplo, pressentem o momento em que o corpo de um doente com Parkinson possa “congelar” e impedir-lhe de dar mais um passo, e dão-lhe um pequeno incentivo com o focinho ou a pata, tocando-lhe nos pés e ajudando-o a continuar a caminhar.
Animais são terapêuticos: Os animais são usados até mesmo em terapias específicas no auxílio ao tratamento de uma criança autista. Os cavalos, por exemplo, são utilizados para auxiliar na recuperação de pessoas que sofreram um AVC ou tem trombose, além de permitirem exercícios essenciais para alongamento, fortalecimento e equilíbrio.
Animais têm sexto sentido: Mesmo com centenas de estudos e experiências, ainda é difícil explicar o sexto sentido de um animal que pode salvar ou ajudar um idoso ou pessoa doente. Você sabia que 1 em cada 3 cães que vivem com pessoas diabéticas sentem a quebra de açúcar no sangue dessa pessoa antes de isso efetivamente acontecer? As alterações químicas que acontecem no organismo emanam cheiros que são perceptíveis pelo olfato canino.