Android Oreo, o novo sistema operacional da Google

2015-04-10_190211
O Android Oreo foi apresentado durante a conferência para desenvolvedores Google

O Google anunciou nesta segunda-feira (21) o nome de seu novo sistema operacional. O Android 8.0 se chamará Oreo.
Apresentado durante a conferência para desenvolvedores Google I/O em maio, a nova versão do cérebro da maioria dos smartphones do mundo era chamado apenas de Android O.
A tradição de dar o nome de um doce ao sistema operacional foi mantida. Já foi Nougat, Marshmallow, Lollipop e KitKat, por exemplo.
O novo Android consegue rodar dois aplicativos ao mesmo tempo na tela e vem com um sistema para proteger usuários de apps inseguros, além de uma ferramenta para otimizar a memória interna de celulares limitados.

Apps simultâneos
Se o Android Nougat possuía a capacidade de dividir de dividir a tela em duas, para ver dois apps ao mesmo tempo, o Android O permitirá que dois programas sejam executados ao mesmo tempo. Chamada de “Picture in Picture”, essa função funciona assim: durante uma ligação pelo Duo, será possível rodar um vídeo do YouTube (a conversa ficará em tela cheia e o vídeo, em tamanho reduzido, no canto inferior direito).

Seleção de texto
O Android passará a usar inteligência artificial quando um usuário selecionar trechos de textos. Quando excertos forem selecionados, o sistema tentará compreender do que eles tratam, se é um número de telefone, um endereço ou um e-mail. Além de indicar as opções de costume, como “copiar”, “cortar”, “selecionar” e “pesquisar”, o Android também vai sugerir uma ligação telefônica, caso o texto contenha um número de telefone, pesquisas no Mapas, se for um endereço, ou abrir o Gmail, se for um e-mail.