Android ganha função de privacidade que avisa se suas senhas vazaram

2015-04-10_190211

Recurso de preenchimento automático identificará senhas expostas na Web e orientará troca imediata do código

O Google implantou um novo recurso de segurança no Android, que avisa aos usuários se suas senhas salvas no celular vazaram na Internet. Um alerta será exibido na tela todas as vezes que o usuário fizer login em um aplicativo e o sistema identificar que o código foi exposto na web, orientando a troca imediata do código.

A função será exibida no momento em que o usuário inserir sua senha em um aplicativo por meio do Preenchimento Automático do Google. O serviço verificará se as credenciais estão em listas de senhas comprometidas ou que já foram roubadas e expostas na Internet. Se o código estiver presente em um desses pacotes, o sistema indicará um link para que a senha seja redefinida imediatamente. O aviso também poderá levar o usuário para o Gerenciador de Senhas, em que será possível fazer uma revisão das credenciais salvas.

Segundo o Google, apenas um hash criptografado da senha do usuário sai do dispositivo, o que significa que a empresa não tem acesso ao código do usuário de forma aberta. Ou seja, a determinação se a credencial foi violada ocorre localmente no próprio celular. Segundo a empresa, as senhas são a primeira linha de defesa contra ataques de hackers. O Google diz ainda que o recurso foi desenvolvido devido aos recentes casos de vazamentos de dados, que devem deixar os usuários atentos quanto à proteção das suas credenciais.

O Google também lembra que o serviço de preenchimento automático oferece a criação de senhas únicas, consideradas mais seguras. Além disso, o recurso permite associar os códigos à autenticação biométrica, criando uma camada extra de segurança ao celular e aos dados dos usuários.

Como ativar o Preenchimento Automático de senhas do Google no Android
Abra as configurações do Android e vá em “Sistema”. Depois, acesse o campo “Idiomas e entrada” e expanda a seção “Avançado”. Localize a seção de preenchimento automático e ative a chave do Google.